O teatro de Marina Carr: manutenção e subversão do cânone irlandês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2018v23n1p31

Resumo

Neste artigo, apresento ao público brasileiro a dramaturga irlandesa contemporânea Marina Carr (1964–) por meio de uma análise intertextual da peça By the Bog of Cats... (1998)/ No Pântano dos Gatos (2017, em tradução minha). A dramaturga, embora reconhecida internacionalmente, é ainda praticamente desconhecida no Brasil. Carr é atualmente um dos nomes mais influentes do teatro irlandês contemporâneo, e é certamente a mulher que alcançou maior reconhecimento na história do teatro irlandês. Demonstrarei os modos como as obras de Carr se inserem no cânone irlandês, mais especificamente por meio de uma análise mais aprofundada de No Pântano. Ao inserir-se no cânone, No Pântano acaba por subverter temas recorrentes da tradição dramática irlandesa por meio do carnavalesco e do grotesco (BAKHTIN, 1998; BOURKE, 2003). Apesar de enraizada em seu contexto originário, a peça utiliza-se de uma “gramática teatral” que ultrapassa as fronteiras nacionais.



Biografia do Autor

Alinne Balduino Pires Fernandes, Universidade Federal de Santa Catarina

É professora do Depto de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Inglês da UFSC. Dentre os seus principais interesses de pesquisa e possíveis temas de orientação, estão: teatro contemporâneo escrito por mulheres; feminismo(s); tradução teatral; a tradução como um encontro intercultural; adaptação e recepção; hermenêutica; literatura e religião. É a atual vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Irlandeses (NEI) e coordenadora do grupo de pesquisa Estudos Irlandeses da UFSC. Além disso, atua como dramaturgista, diretora teatral e tradutora.

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Publicado

2018-04-11

Como Citar

FERNANDES, Alinne Balduino Pires. O teatro de Marina Carr: manutenção e subversão do cânone irlandês. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 31–43, 2018. DOI: 10.5007/2175-7917.2018v23n1p31. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2018v23n1p31. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Pesquisadores docentes