Plurissignificativo provocador: as estratégias do ethos fingidor de Ana Cristina Cesar e as intervenções do leitor
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2024.e93974Palavras-chave:
Poética, Atos de fingir, Leitor, Ana Cristina CesarResumo
A obra literária de Ana Cristina Cesar se constitui como uma experiência artística ousada, complexa e bem calculada. Seus textos, marcados pela estrutura fragmentada, estanque e muitas vezes elíptica, cuja linguagem combina o repertório discursivo da missiva, do diário e da confissão, exigem, mais do que emoção, uma intervenção do leitor. Um dos fatores que justificam semelhante atuação parece ser o desvelar-velando-se dos vários eus poéticos criados por Ana Cristina Cesar, situados numa poesia prosaica atravessada pelos dilemas dos anos de chumbo. Para iniciarmos nossas considerações a propósito das estratégias criativas de Ana Cristina Cesar, tendo como recorte de análise alguns poemas presentes na pasta rosa encontrada após sua morte e nos quatro livros que constituem o volume A teus pés (1982), lançamos mão das reflexões de Roland Barthes e Michel Foucault, o primeiro entendendo o ato de escrever como algo intransitivo, sem a exigência de um motivo e uma técnica apropriados para um determinado tipo de texto, sendo o escritor qualquer um que escreve – e não mais aquele que escreve alguma coisa; o segundo, qualificando o autor como uma função no texto. Assim, conduzidos também pela teoria de Wolfgang Iser sobre os atos de fingir e o papel do leitor enquanto fruidor, tanto quanto pelas pesquisas de Italo Moriconi, Tânia Cardoso de Cardoso e Silviano Santiago acerca da literatura de Ana Cristina Cesar, procuramos verificar o modo como a poeta elabora seu ethos “fingidor”, que dissimula questionar a pretensa sofisticação da linguagem poética em prol da constituição de uma poesia não-poesia, visando entender, sobretudo, por que – e de que maneira – sua intenção estética provoca efeitos no leitor a ponto de estimulá-lo a decodificar as ambiguidades e suplementar as lacunas da estrutura dos textos.
Referências
BANDEIRA, Manuel. Poética. In: BANDEIRA, Manuel. Libertinagem. São Paulo: Global, 2013, p. 39-40.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. Trad. de Mário Laranjeira. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
BRUTA Aventura em Versos. Direção: Letícia Simões. Produção: Letícia Simões, Guilherme Coelho e Pedro Cezar. Roteiro: Letícia Simões. Brasil; Artezanato Eletrônico e Matizar Filmes, 2011. Digital. 76 min. Color.
CARDOSO, Tânia Cardoso de. O sujeito poético em Ana Cristina Cesar. Letras de hoje, Porto Alegre, v. 46, n. 2, p. 78-86, abr./jun. 2011.
CESAR, Ana Cristina. Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
CESAR, Ana Cristina. 1977. O poeta é um fingidor – JB Livros, 30 de abril. In: CESAR, Ana Cristina. Crítica e tradução. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 231-233.
CESAR, Ana Cristina. 1983. Depoimento de Ana Cristina Cesar no curso Literatura de mulheres no Brasil. In: CESAR, Ana Cristina. Crítica e tradução. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 292-312.
FERRAZ, Eucanaã (org.). Inconfissões: fotobiografia de Ana Cristina Cesar. São Paulo: IMS, 2016.
FREITAS FILHO, Armando; HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). Correspondência incompleta. Rio de Janeiro: IMS/Aeroplano, 1999.
FOUCAULT, Michel. O que é um autor. In: MOTTA, Manoel Barros da (org.). Estética: Literatura e pintura, música e cinema. Trad. de Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001, p. 264-298.
ISER, Wolfgang. O fictício e o imaginário: perspectivas de uma antropologia literária. Trad. de Johannes Kretschmer. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.
MORICONI, Italo. Ana Cristina Cesar: o sangue de uma poeta. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1996.
SANTIAGO, Silviano. Singular e anônimo. In: CESAR, Ana Cristina. Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 452-463.
SILVA, Vítor Manuel de Aguiar e. Os conceitos de literatura e literariedade. In: SILVA, Vítor Manuel de Aguiar e. Teoria da Literatura. Coimbra: Almedina, 2011, p. 1-42. v. 1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rodrigo Fonte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.