Plurissignificativo provocador: as estratégias do ethos fingidor de Ana Cristina Cesar e as intervenções do leitor
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2024.e93974Palabras clave:
Poética, Atos de fingir, Leitor, Ana Cristina CesarResumen
A obra literária de Ana Cristina Cesar se constitui como uma experiência artística ousada, complexa e bem calculada. Seus textos, marcados pela estrutura fragmentada, estanque e muitas vezes elíptica, cuja linguagem combina o repertório discursivo da missiva, do diário e da confissão, exigem, mais do que emoção, uma intervenção do leitor. Um dos fatores que justificam semelhante atuação parece ser o desvelar-velando-se dos vários eus poéticos criados por Ana Cristina Cesar, situados numa poesia prosaica atravessada pelos dilemas dos anos de chumbo. Para iniciarmos nossas considerações a propósito das estratégias criativas de Ana Cristina Cesar, tendo como recorte de análise alguns poemas presentes na pasta rosa encontrada após sua morte e nos quatro livros que constituem o volume A teus pés (1982), lançamos mão das reflexões de Roland Barthes e Michel Foucault, o primeiro entendendo o ato de escrever como algo intransitivo, sem a exigência de um motivo e uma técnica apropriados para um determinado tipo de texto, sendo o escritor qualquer um que escreve – e não mais aquele que escreve alguma coisa; o segundo, qualificando o autor como uma função no texto. Assim, conduzidos também pela teoria de Wolfgang Iser sobre os atos de fingir e o papel do leitor enquanto fruidor, tanto quanto pelas pesquisas de Italo Moriconi, Tânia Cardoso de Cardoso e Silviano Santiago acerca da literatura de Ana Cristina Cesar, procuramos verificar o modo como a poeta elabora seu ethos “fingidor”, que dissimula questionar a pretensa sofisticação da linguagem poética em prol da constituição de uma poesia não-poesia, visando entender, sobretudo, por que – e de que maneira – sua intenção estética provoca efeitos no leitor a ponto de estimulá-lo a decodificar as ambiguidades e suplementar as lacunas da estrutura dos textos.
Citas
BANDEIRA, Manuel. Poética. In: BANDEIRA, Manuel. Libertinagem. São Paulo: Global, 2013, p. 39-40.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. Trad. de Mário Laranjeira. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
BRUTA Aventura em Versos. Direção: Letícia Simões. Produção: Letícia Simões, Guilherme Coelho e Pedro Cezar. Roteiro: Letícia Simões. Brasil; Artezanato Eletrônico e Matizar Filmes, 2011. Digital. 76 min. Color.
CARDOSO, Tânia Cardoso de. O sujeito poético em Ana Cristina Cesar. Letras de hoje, Porto Alegre, v. 46, n. 2, p. 78-86, abr./jun. 2011.
CESAR, Ana Cristina. Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
CESAR, Ana Cristina. 1977. O poeta é um fingidor – JB Livros, 30 de abril. In: CESAR, Ana Cristina. Crítica e tradução. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 231-233.
CESAR, Ana Cristina. 1983. Depoimento de Ana Cristina Cesar no curso Literatura de mulheres no Brasil. In: CESAR, Ana Cristina. Crítica e tradução. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 292-312.
FERRAZ, Eucanaã (org.). Inconfissões: fotobiografia de Ana Cristina Cesar. São Paulo: IMS, 2016.
FREITAS FILHO, Armando; HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). Correspondência incompleta. Rio de Janeiro: IMS/Aeroplano, 1999.
FOUCAULT, Michel. O que é um autor. In: MOTTA, Manoel Barros da (org.). Estética: Literatura e pintura, música e cinema. Trad. de Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001, p. 264-298.
ISER, Wolfgang. O fictício e o imaginário: perspectivas de uma antropologia literária. Trad. de Johannes Kretschmer. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.
MORICONI, Italo. Ana Cristina Cesar: o sangue de uma poeta. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1996.
SANTIAGO, Silviano. Singular e anônimo. In: CESAR, Ana Cristina. Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 452-463.
SILVA, Vítor Manuel de Aguiar e. Os conceitos de literatura e literariedade. In: SILVA, Vítor Manuel de Aguiar e. Teoria da Literatura. Coimbra: Almedina, 2011, p. 1-42. v. 1.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Rodrigo Fonte

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.