Contribuições da gramática do design visual para as camadas leitoras em narrativas visuais: proposta de leitura para a obra Cena de rua, de Angela Lago
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2024.e94801Palavras-chave:
Camadas de leitura, Compreensão Leitora, Gramática do Design Visual, Narrativas visuaisResumo
Este trabalho objetiva apresentar estratégias de leitura para o texto imagético em sala de aula, utilizando a obra Cena de Rua, de Angela Lago. Partimos do pressuposto de que a imagem é um signo e, como tal, é a apresentação de uma realidade, que pode suscitar inúmeras interpretações. O trabalho aborda a compreensão leitora em narrativas visuais e tem como percurso metodológico um método experimental de análise de imagens na obra Cena de Rua, a partir de autores bases, de pressupostos da Gramática do Design Visual (GDV), proposta por Kress e Van Leeuwen (2006) e de estudos afins, como os desenvolvidos por Manguel (2001), que aborda o conceito de imagem narrativa; Bértolo (2014), que fala acerca dos níveis de leitura e Adler e Doren (2010), que propõem visões sobre as camadas de leitura. Visamos contribuir com o campo de ensino e de pesquisa com foco em narrativas visuais, de modo que os leitores alcancem camadas mais profundas da compreensão leitora.
Referências
ADLER, Mortimer; DOREN, Charles Van. Como ler livros: o guia clássico para a leitura inteligente. São Paulo: É Realizações, 2010.
BÉRTOLO, Constantino. A operação de ler. In: BÉRTOLO, Constantino. O Banquete dos notáveis. Trad. de Carolina Tarrío. São Paulo: Livros da Matriz, 2014, p. 47-64.
CARVALHO, Maria Angélica Freire. de. O mapeamento do texto pelo leitor para uma compreensão. Revista da Academia Brasileira de Filologia. n. 28, 2022. Disponível em: http://filologia.com.br/revista/rev_xxviii_p75.html. Acesso em: 23 ago. 2022.
DASCAL, Marcelo. Interpretação e compreensão. São Leopoldo: Unisinos, 2005.
DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2012.
FITTIPALDI, Ciça. O que é uma imagem narrativa? In: OLIVEIRA, Ieda de (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008, p. 93-121.
HALLYDAY, Michael. A. An introduction to functional Grammar. London: Hodder Education, 2004.
JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. Lisboa: Ed. 70, 2007.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. London/New York: Routledge, 2006.
KRESS, Gunther. Multimodality: A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication. New York: Routledge, 1996.
LAGO, Angela. Cena de Rua. Belo Horizonte: RHJ, 2000.
LIMA, Cássia Pereira; PIMENTA, Sônia; AZEVEDO, Adriana Tenudo. Incursões semióticas: teoria e prática de GSF, multimodalidade, semiótica social e ACD. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009.
MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
PEREIRA, Aline; GABRIEL, Rosângela; JUSTICE, Laura. O papel da formulação de questões durante a leitura compartilhada de livros na educação infantil. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 72, n. 3, p. 201-221, set./dez. 2019.
SIM-SIM, Inês. O ensino da leitura: a compreensão do texto. Lisboa: Ministério da Educação, Departamento de Educação Básica, 2007.
SNOWLING, Margaret; HULME, Charles (org.). A ciência da Leitura. Porto Alegre: Penso, 2013.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marli Ferreira de Carvalho Damasceno
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.