Contribuições da gramática do design visual para as camadas leitoras em narrativas visuais: proposta de leitura para a obra Cena de rua, de Angela Lago

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2024.e94801

Palabras clave:

Camadas de leitura, Compreensão Leitora, Gramática do Design Visual, Narrativas visuais

Resumen

Este trabalho objetiva apresentar estratégias de leitura para o texto imagético em sala de aula, utilizando a obra Cena de Rua, de Angela Lago. Partimos do pressuposto de que a imagem é um signo e, como tal, é a apresentação de uma realidade, que pode suscitar inúmeras interpretações. O trabalho aborda a compreensão leitora em narrativas visuais e tem como percurso metodológico um método experimental de análise de imagens na obra Cena de Rua, a partir de autores bases, de pressupostos da Gramática do Design Visual (GDV), proposta por Kress e Van Leeuwen (2006) e de estudos afins, como os desenvolvidos por Manguel (2001), que aborda o conceito de imagem narrativa; Bértolo (2014), que fala acerca dos níveis de leitura e Adler e Doren (2010), que propõem visões sobre as camadas de leitura. Visamos contribuir com o campo de ensino e de pesquisa com foco em narrativas visuais, de modo que os leitores alcancem camadas mais profundas da compreensão leitora.

Biografía del autor/a

Marli Ferreira de Carvalho Damasceno, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Piauí, vinculada à linha de pesquisa "Linguagem e discurso: Análise e variação". Atualmente é professora do Instituto Federal do Piauí. Desenvolve projetos na área de gêneros textuais, variação linguística, leitura infantil, educação antirracista e convivência com o semiárido. É membro dos grupos de pesquisa Grupo de Estudos em Linguagens, Cultura e Educação – GELCE e do LES-UFPI.

Citas

ADLER, Mortimer; DOREN, Charles Van. Como ler livros: o guia clássico para a leitura inteligente. São Paulo: É Realizações, 2010.

BÉRTOLO, Constantino. A operação de ler. In: BÉRTOLO, Constantino. O Banquete dos notáveis. Trad. de Carolina Tarrío. São Paulo: Livros da Matriz, 2014, p. 47-64.

CARVALHO, Maria Angélica Freire. de. O mapeamento do texto pelo leitor para uma compreensão. Revista da Academia Brasileira de Filologia. n. 28, 2022. Disponível em: http://filologia.com.br/revista/rev_xxviii_p75.html. Acesso em: 23 ago. 2022.

DASCAL, Marcelo. Interpretação e compreensão. São Leopoldo: Unisinos, 2005.

DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2012.

FITTIPALDI, Ciça. O que é uma imagem narrativa? In: OLIVEIRA, Ieda de (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008, p. 93-121.

HALLYDAY, Michael. A. An introduction to functional Grammar. London: Hodder Education, 2004.

JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. Lisboa: Ed. 70, 2007.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. London/New York: Routledge, 2006.

KRESS, Gunther. Multimodality: A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication. New York: Routledge, 1996.

LAGO, Angela. Cena de Rua. Belo Horizonte: RHJ, 2000.

LIMA, Cássia Pereira; PIMENTA, Sônia; AZEVEDO, Adriana Tenudo. Incursões semióticas: teoria e prática de GSF, multimodalidade, semiótica social e ACD. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009.

MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

PEREIRA, Aline; GABRIEL, Rosângela; JUSTICE, Laura. O papel da formulação de questões durante a leitura compartilhada de livros na educação infantil. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 72, n. 3, p. 201-221, set./dez. 2019.

SIM-SIM, Inês. O ensino da leitura: a compreensão do texto. Lisboa: Ministério da Educação, Departamento de Educação Básica, 2007.

SNOWLING, Margaret; HULME, Charles (org.). A ciência da Leitura. Porto Alegre: Penso, 2013.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado

2024-08-01

Cómo citar

DAMASCENO, Marli Ferreira de Carvalho. Contribuições da gramática do design visual para as camadas leitoras em narrativas visuais: proposta de leitura para a obra Cena de rua, de Angela Lago. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 29, p. 01–19, 2024. DOI: 10.5007/2175-7917.2024.e94801. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/94801. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos