Manifestações do gótico em "A sombra da morte" de Mary Elizabeth Braddon

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2024.e95020

Palavras-chave:

Autoria Feminina, Literatura Inglesa, Sublime, Gótico

Resumo

O gênero romance de sensação – sensation novel – emergiu na década de 1860, na Inglaterra, com a publicação de três romances: The Woman in White, de Wilkie Collins, publicado entre 1859 e 1860; East Lynne, de Ellen Wood, publicado entre 1861 e 1861 e Lady Audley’s Secret, de Mary Elizabeth Braddon, publicado entre 1860 e 1862.  Braddon ficou conhecida como uma das principais autoras de sensation novels, gênero que incorporou às narrativas ficcionais vitorianas temas até então incomuns, tais como assassinatos e relações de bigamia. Neste artigo analisaremos um conto de Mary Elizabeth Braddon que tem como característica marcante o terror, resultado de um período histórico em que o gótico, o mórbido e o culto às sensações retornam à cena cultural no século XIX. A ideia do terrível, uma das principais fontes para o sublime conforme o filósofo Edmund Burke, está presente no conto “A sombra da morte” conforme se pretende demonstrar.

Biografia do Autor

Valéria Augusti, Universidade Federal do Pará

Doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil (2006). Professora adjunta de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Pará e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará. Coordenadora do grupo de pesquisa “Esplendores do crime: narrativas de/sobre criminosos (as) do século XIX aos dias atuais”.

Tassiane Santos, Universidade Federal do Pará

Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará, Brasil (2022). Doutoranda em Estudos Literários no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará. Membro do grupo de pesquisa “Esplendores do crime: narrativas de/sobre criminosos (as) do século XIX aos dias atuais”.

Referências

BOTTING, Fred. Gothic. London and New York: Routledge, 1996.

BRADDON, Mary Elizabeth. A sombra da morte. In: HELOISA, Marcia (org.). Vitorianas Macabras. São Paulo: DarkSide Books, 2020. p. 167-183.

BUFALARI, Fernando Moreira. O romance de sensação: um estudo sobre The Woman in White. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) – Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

BURKE, Edmund. Uma investigação sobre a origem das nossas ideias sobre o sublime e o belo. Tradução, apresentação, notas de Enid Abreu Dobránszky. Campinas, SP: Papirus: Editora da Universidade de Campinas, 1993.

BURKE, Peter. Cultura popular na Idade Moderna: Europa (1500-1800). São Paulo: Cia das Letras, 2010.

CAVALLARO, Dani. The gothic vision: three centuries of horror, terror and fear. London: Continuum, 2002.

FERNANDES, Auricélio Soares; MOUSINHO, Luiz Antonio Magalhães. Penny Dreadful: um pastiche gótico. Todas as Musas. v. 9, n. 2, p. 135-142, 2018.

HAGER, Kelly. Chipping Away at Coverture: The Matrimonial Causes Act of 1857. BRANCH, nov. 2012. Disponível em: https://www.branchcollective.org/?ps_articles=kelly-hager-chipping-away-at-coverture-the-matrimonial-causes-act-of-1857#_ftn1.end. Acesso em: 15 mar. 2021.

HELOISA, Marcia. Vitoriosas. In: HELOISA, Marcia (org.). Vitorianas Macabras. São Paulo: DarkSide Books, 2020. p. 19-31.

HUGHES, Winifred. The Sensation Novel. In: BRANTLINGER, Patrick; THESING, William B. (ed.). A companion to the victorian novel. USA: Blackwell Publishers, 2002. p. 260-278.

MISHRA, Vijay. The Gothic Sublime. In: PUNTER, David (org.). A new companion to the gothic. West Sussex: John Wiley & Sons Ltd, 2012. p. 288-306.

MONTEIRO, Daniel Lago. No limiar da visão: a poética do sublime em Edmund Burke. 2009. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

MONTEIRO, Maria Conceição. O romance sensacionalista inglês. Revista Matraga, n.13, s.p. 2000.

PYKETT, Lyn. The Newgate novel and sensation fiction, 1830-1868. In: PRIESTMAN, Martin. The Cambridge companion to crime fiction. New York: Cambridge University Press, 2003. p. 19-39.

ROSSETTI, Micaela Lüdke. Burke, Kant e Lyotard: reflexões acerca do sublime. Palíndromo, n 12, p. 22-40, 2014.

SALLES, Karina dos Santos. Penny Bloods: o horror urbano na ficção de massa vitoriana. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro. 2015.

SANTANA, Luciana Wolff Apolloni; SENKO, Elaine Cristina. Perspectivas da Era Vitoriana: sociedade, vestuário, literatura e arte entre os séculos XIX e XX. Revista Diálogos Mediterrânicos, n. 10, p. 189-215, 2016.

Downloads

Publicado

2024-08-01

Como Citar

AUGUSTI, Valéria; SANTOS, Tassiane. Manifestações do gótico em "A sombra da morte" de Mary Elizabeth Braddon. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 29, p. 01–12, 2024. DOI: 10.5007/2175-7917.2024.e95020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/95020. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos