Manifestações do gótico em "A sombra da morte" de Mary Elizabeth Braddon
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2024.e95020Palavras-chave:
Autoria Feminina, Literatura Inglesa, Sublime, GóticoResumo
O gênero romance de sensação – sensation novel – emergiu na década de 1860, na Inglaterra, com a publicação de três romances: The Woman in White, de Wilkie Collins, publicado entre 1859 e 1860; East Lynne, de Ellen Wood, publicado entre 1861 e 1861 e Lady Audley’s Secret, de Mary Elizabeth Braddon, publicado entre 1860 e 1862. Braddon ficou conhecida como uma das principais autoras de sensation novels, gênero que incorporou às narrativas ficcionais vitorianas temas até então incomuns, tais como assassinatos e relações de bigamia. Neste artigo analisaremos um conto de Mary Elizabeth Braddon que tem como característica marcante o terror, resultado de um período histórico em que o gótico, o mórbido e o culto às sensações retornam à cena cultural no século XIX. A ideia do terrível, uma das principais fontes para o sublime conforme o filósofo Edmund Burke, está presente no conto “A sombra da morte” conforme se pretende demonstrar.
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