Poesia e psicanálise: captura pelo olhar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2024.e95605

Palavras-chave:

teoria do texto poético, olhar, psicanálise

Resumo

Este trabalho tem por premissa a aproximação entre a escrita poética e os pressupostos teóricos da psicanálise, em especial a partir da relação entre imagem e imaginário, com foco nos efeitos sobre o sujeito do inconsciente. A poesia, como objeto visto, verbivocovisual, pode devolver um olhar sobre o leitor, pensando a noção de olhar sob a perspectiva que Lacan desenvolve em seu Seminário 11, como possibilidade de fratura no registro imaginário. No decorrer do trabalho, serão comentados poemas de Douglas Salomão, Ana Cristina Cesar e Alberto de Oliveira. Para o desenvolvimento da argumentação, são fundamentais as considerações de Jacques Lacan (2008) e Juan-David Násio (1995) sobre o olhar para a psicanálise, bem como os trabalhos de Erza Pound (2006) e Octavio Paz (2015) sobre o texto poético, de Roland Barthes (2017) sobre a fotografia e de Tania Rivera (2013) sobre arte e psicanálise.

Biografia do Autor

Nelson Martinelli Filho, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo, com pós-doutorado em Letras pela mesma instituição. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – PQ-2. Professor do Instituto Federal do Espírito Santo. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGL/Ufes). Professor permanente do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH/Ifes). Professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras/UFRN/Ifes).

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Publicado

2024-08-21

Como Citar

MARTINELLI FILHO, Nelson. Poesia e psicanálise: captura pelo olhar. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 29, p. 01–14, 2024. DOI: 10.5007/2175-7917.2024.e95605. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/95605. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos