Poesia e psicanálise: captura pelo olhar
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2024.e95605Palabras clave:
teoria do texto poético, olhar, psicanáliseResumen
Este trabalho tem por premissa a aproximação entre a escrita poética e os pressupostos teóricos da psicanálise, em especial a partir da relação entre imagem e imaginário, com foco nos efeitos sobre o sujeito do inconsciente. A poesia, como objeto visto, verbivocovisual, pode devolver um olhar sobre o leitor, pensando a noção de olhar sob a perspectiva que Lacan desenvolve em seu Seminário 11, como possibilidade de fratura no registro imaginário. No decorrer do trabalho, serão comentados poemas de Douglas Salomão, Ana Cristina Cesar e Alberto de Oliveira. Para o desenvolvimento da argumentação, são fundamentais as considerações de Jacques Lacan (2008) e Juan-David Násio (1995) sobre o olhar para a psicanálise, bem como os trabalhos de Erza Pound (2006) e Octavio Paz (2015) sobre o texto poético, de Roland Barthes (2017) sobre a fotografia e de Tania Rivera (2013) sobre arte e psicanálise.
Citas
AGAMBEN, Giorgio. Profanações. Trad. de Silvina J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2007.
ARISTÓTELES. Metafísica. 2. ed. Ensaio introdutório, tradução do texto grego, sumário e comentários de Giovanni Reale. Trad. em língua portuguesa de Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 2002. 3 v.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Trad. de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.
BILAC, Olavo. A Alberto de Oliveira. In: BILAC, Olavo. Últimas conferências e discursos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1924, p. 20-27.
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, Ed. da Universidade de São Paulo, 1977.
CALÍMACO. Epigramas de Calímaco. Tradução, introdução e notas Guilherme Gontijo Flores; revisão de Tradução João Angelo Oliva Neto. Belo Horionte: Autêntica, 2019.
CESAR, Ana Cristina. Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
CESILA, Robson Tadeu. Epigrama: Catulo e Marcial. Campinas: Editora da Unicamp; Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 2017.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. 2. ed. Trad. de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2010.
ENHEDUANA. Inana: antes da poesia ser palavra era mulher. Trad. de Guilherme Gontijo Flores, Adriano Scandolara. São Paulo: sobinfluência edições, 2022.
FREUD, Sigmund. O inquietante. In: FREUD, Sigmund. Obras completas, volume 14: História de uma neurose infantil (“O homem dos lobos”), Além do princípio do prazer e outros textos (1917-1920). Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010, p. 328-376.
FREUD, Sigmund. Obras completas, volume 4: a interpretação dos sonhos (1990). Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
HORÁCIO. Arte poética = Ars poetica. Trad. de Guilherme Gontijo Flores. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
LACAN, Jacques. O estádio do espelho como formador da função do eu. In: LACAN, Jacques. Escritos. Trad. de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. p. 96-103.
LACAN, Jacques. O Seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise (1964). 2. ed. Trad. de M. D. Magno. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
NASIO, Juan-David. O Olhar em psicanálise. Trad. de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.
OLIVEIRA, Alberto de. Poesias. Rio de Janeiro: Garnier, 1900.
PAZ, Octavio. Signos em rotação. Trad. de Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Editora Perspectiva, 2015.
PESSOA, Fernando. Poemas completos de Alberto Caeiro. São Paulo: Hedra, 2006.
POUND, Erza. ABC da literatura. Trad. de Augusto de Campos e José Paulo Paes. 11. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
QUINTILIANO, Marcos Fábio. Instituição Oratória. Tradução, apresentação e notas de Bruno Fregni Bassetto. Campinas: Editora da Unicamp, 2015.
RISÉRIO, Antonio. Palavras canibais. Revista USP, v. 13, p. 26-43, 1992.
RIVERA, Tania. O avesso do imaginário: arte contemporânea e a psicanálise. São Paulo: Cosac & Naify, 2013.
SALOMÃO, Douglas. Palavra, imagem a acaso: entre a escrita e a escuta. In: BASTOS, Ruth Ferreira. Psicanálise e arte: o indizível, o invisível, o irrepresentável. Vitória: Cousa, 2020, p. 119-127.
SIN-LÉQI-UNNÍNNI. Ele que o abismo viu: epopeia de Gilgámesh. Trad. do acádio, introdução e comentários por Jacyntho Lins Brandão. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
SOLER, Colette. A Psicanálise na civilização. Rio de Janeiro: Contra Capa, 1998.
THEON, Aelius. The Exercises of Aelius Theon. In: KENNEDY, George Alexander. Progymnasmata: Greek Textbooks of Prose Composition and Rhetoric. Translated by George Alexander. Atlanta: Society of Biblical Literature, 2003, p. 1-72.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Nelson Martinelli Filho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.