Poemas de luta e amor: poesia feminista negra em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2024.e98569Palavras-chave:
Leitura, Poesia, Letramento, Feminismo negro, AntirracismoResumo
Este artigo tem como objetivo pensar o ensino de poesia contemporânea feminista negra a partir de poemas de Conceição Evaristo e Ryane Leão. A escolha da temática dá-se pela necessidade de discussões mais aprofundadas sobre as lutas antirracistas e feministas contra o sexismo e pela equidade de gênero. Para isso, leva-se em conta conceitos teóricos do feminismo negro brasileiro e internacional pensados por Collins (2019), Davis (1981) e Ribeiro (2019) entre outras. Considera-se também os estudos culturais a partir do pós-colonialismo proposto por Bhabha (1998) e Spivak (2010). Por fim, parte-se de teorias sobre ensino de literatura e letramento literário, propostas por Jouve (2002), Cosson (2018), Lajolo (2000) e Pilati (2017), entre outros, para elaborar uma proposta didática, apresentada neste artigo, que busca oportunizar a estudantes de nível básico o contato com diferentes textos literários e caminhos para que se tornem leitores críticos, autônomos e conscientes das lutas feministas e antirracistas.
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