Representações do pensamento abissal em Cinzas do Norte, de Milton Hatoum
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2025.e99121Palavras-chave:
Milton Hatoum, Cinzas do Norte, Pensamento abissal, Razão MetonímicaResumo
O presente trabalho busca investigar a presença de uma crítica a certo paradigma de racionalidade determinado pela dinâmica de apropriação/violência e pelas lógicas de produção de não existência subjacente ao romance Cinzas do Norte, de Milton Hatoum. Para esse fim articulamos uma caracterização da obra do autor fundamentada em uma seleção de trabalhos de sua fortuna crítica com os estudos de Boaventura de Sousa Santos (2002a, 2002b, 2007), especificamente aqueles que tratam dos conceitos de razão metonímica e pensamento abissal como determinantes na maneira como aquela racionalidade produz um campo dominante de existência. O esforço interpretativo do texto se realiza na reflexão sobre a representação de duas personagens do romance, Trajano Mattoso e Coronel Zanda, e da tardo modernidade na cidade de Manaus, desvelada através da trajetória do protagonista Raimundo Mattoso. A representação e desvelamento constituem, a nosso ver, uma perspectiva crítica do autor em relação à modernidade e suas transformações na cidade de Manaus e na Amazônia retratadas no romance.
Referências
ALBUQUERQUE, Gabriel. Um autor, várias vozes: identidade, alteridade e poder na narrativa de Milton Hatoum. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 28. p. 125-140, 2006.
BEAL, Sophia. Espaços movediços e conflitantes na Manaus de Milton Hatoum. Teresa, São Paulo, n. 17, p. 71-86, 2017.
CAVALHEIRO, Juciane. Panorama e síntese-metodológica de fortuna crítica das obras de Milton Hatoum. In: CAVALHEIRO, Juciane; LEÃO, Allison; JÚNIOR, Augusto Rodrigues da Silva. Memória, alteridade, performance: narrativas e poéticas da e sobre a Amazônia. Manaus: Segunda Oficina, 2023, p. 46-62.
CECARELLO, Vera Helena Picolo. Aspectos da ditadura militar presentes nos romances Dois Irmãos e Cinzas do Norte, de Milton Hatoum. Revista Eletrônica Literatura e Autoritarismo, Santa Maria, Dossiê n. 7, p. 183-201, 2012.
CHIAVENATO, Júlio José. O golpe de 64 e a ditadura militar. 2.ed. São Paulo: Moderna, 2004.
GAMA, Mônica; GONÇALVES, Dayane de Oliveira. Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporânea. Revista Raído, Dourados, v. 14, n. 34, p. 77-88, jan./abr. 2020.
GONÇALVES, Dayane de Oliveira. Traços Poéticos da ficção de Milton Hatoum em Relato de um Certo Oriente, Dois Irmãos e Cinzas do Norte. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
HATOUM, Milton. Cinzas do Norte. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
HATOUM, Milton. Cinzas que queimam. [Entrevista concedida a] Julian Fúks. Folha de S.Paulo, São Paulo, 13 ago. 2005. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1308200507.htm. Acesso em: 10 set. 2023.
HATOUM, Milton. A dois passos do deserto: Visões urbanas de Euclides na Amazônia. Teresa, São Paulo, n. 1, p. 183-194, 2000.
LEAL, Bruno Avelino. Nas trilhas de Milton Hatoum: Um breve estudo de uma trajetória intelectual. 2010. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Ciências Humanas e Letras, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.
MARINHO, Ellen Soares. O pensamento de Boaventura de Sousa Santos: Uma aproximação crítica. 2019. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Escola de Serviço Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
MARTINS, Iracema Ramos. A representação metafórica das relações sociais em Cinzas do Norte, de Milton Hatoum. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
PERDIGÃO, Noemi Henriqueta Brandão de. Pais, Patriarcas, Algozes, Amigos: A paternidade em Dois Irmãos e Cinzas do Norte, de Milton Hatoum. 2015. Tese (Doutorado em Letras) – Setor de Ciências Humanas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
PINTO, Júlio Pimentel. Sobre Literatura e História: Como a ficção constrói a experiência. São Paulo: Companhia das Letras, 2024.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 63, p. 237-280, 2002a.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002b.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do Pensamento Abissal: Das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 78, p. 3-46, 2007.
SISMONDINI, Alberto. Arabia Brasilica. Cotia: Ateliê Editorial, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Guilherme Pires de Souza, Juciane dos Santos Cavalheiro, Márcio Leonel Farias Reis Páscoa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.