Representações do pensamento abissal em Cinzas do Norte, de Milton Hatoum

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2025.e99121

Palavras-chave:

Milton Hatoum, Cinzas do Norte, Pensamento abissal, Razão Metonímica

Resumo

O presente trabalho busca investigar a presença de uma crítica a certo paradigma de racionalidade determinado pela dinâmica de apropriação/violência e pelas lógicas de produção de não existência subjacente ao romance Cinzas do Norte, de Milton Hatoum. Para esse fim articulamos uma caracterização da obra do autor fundamentada em uma seleção de trabalhos de sua fortuna crítica com os estudos de Boaventura de Sousa Santos (2002a, 2002b, 2007), especificamente aqueles que tratam dos conceitos de razão metonímica e pensamento abissal como determinantes na maneira como aquela racionalidade produz um campo dominante de existência. O esforço interpretativo do texto se realiza na reflexão sobre a representação de duas personagens do romance, Trajano Mattoso e Coronel Zanda, e da tardo modernidade na cidade de Manaus, desvelada através da trajetória do protagonista Raimundo Mattoso. A representação e desvelamento constituem, a nosso ver, uma perspectiva crítica do autor em relação à modernidade e suas transformações na cidade de Manaus e na Amazônia retratadas no romance.

Biografia do Autor

Guilherme Pires de Souza, Universidade do Estado do Amazonas

Graduado do curso de Letras – Licenciatura da Universidade do Estado do Amazonas. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes (PPGLA) da Universidade do Estado do Amazonas (Bolsista FAPEAM).

Juciane dos Santos Cavalheiro, Universidade do Estado do Amazonas

Professora Titular da Universidade do Estado do Amazonas. Doutora em Linguística (2009) pela Universidade Federal da Paraíba, com Pós-Doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília (2020), Mestre em Linguística Aplicada (2005) e Graduada em Letras (2003) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Docente no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes na Universidade do Estado do Amazonas.

Márcio Leonel Farias Reis Páscoa, Universidade do Estado do Amazonas

Professor Associado da Universidade do Estado do Amazonas. Doutor em Ciências Musicais Históricas pela Universidade de Coimbra (2003), com Pós-Doutorado pela UNICAMP (2020), fez Mestrado em Artes no Instituto de Artes da UNESP (1996). Atua no Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes e no Curso de Música da UEA, onde coordena o Laboratório de Musicologia e História Cultural. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq, Nível II.

Referências

ALBUQUERQUE, Gabriel. Um autor, várias vozes: identidade, alteridade e poder na narrativa de Milton Hatoum. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 28. p. 125-140, 2006.

BEAL, Sophia. Espaços movediços e conflitantes na Manaus de Milton Hatoum. Teresa, São Paulo, n. 17, p. 71-86, 2017.

CAVALHEIRO, Juciane. Panorama e síntese-metodológica de fortuna crítica das obras de Milton Hatoum. In: CAVALHEIRO, Juciane; LEÃO, Allison; JÚNIOR, Augusto Rodrigues da Silva. Memória, alteridade, performance: narrativas e poéticas da e sobre a Amazônia. Manaus: Segunda Oficina, 2023, p. 46-62.

CECARELLO, Vera Helena Picolo. Aspectos da ditadura militar presentes nos romances Dois Irmãos e Cinzas do Norte, de Milton Hatoum. Revista Eletrônica Literatura e Autoritarismo, Santa Maria, Dossiê n. 7, p. 183-201, 2012.

CHIAVENATO, Júlio José. O golpe de 64 e a ditadura militar. 2.ed. São Paulo: Moderna, 2004.

GAMA, Mônica; GONÇALVES, Dayane de Oliveira. Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporânea. Revista Raído, Dourados, v. 14, n. 34, p. 77-88, jan./abr. 2020.

GONÇALVES, Dayane de Oliveira. Traços Poéticos da ficção de Milton Hatoum em Relato de um Certo Oriente, Dois Irmãos e Cinzas do Norte. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.

HATOUM, Milton. Cinzas do Norte. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

HATOUM, Milton. Cinzas que queimam. [Entrevista concedida a] Julian Fúks. Folha de S.Paulo, São Paulo, 13 ago. 2005. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1308200507.htm. Acesso em: 10 set. 2023.

HATOUM, Milton. A dois passos do deserto: Visões urbanas de Euclides na Amazônia. Teresa, São Paulo, n. 1, p. 183-194, 2000.

LEAL, Bruno Avelino. Nas trilhas de Milton Hatoum: Um breve estudo de uma trajetória intelectual. 2010. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Ciências Humanas e Letras, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.

MARINHO, Ellen Soares. O pensamento de Boaventura de Sousa Santos: Uma aproximação crítica. 2019. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Escola de Serviço Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.

MARTINS, Iracema Ramos. A representação metafórica das relações sociais em Cinzas do Norte, de Milton Hatoum. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.

PERDIGÃO, Noemi Henriqueta Brandão de. Pais, Patriarcas, Algozes, Amigos: A paternidade em Dois Irmãos e Cinzas do Norte, de Milton Hatoum. 2015. Tese (Doutorado em Letras) – Setor de Ciências Humanas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.

PINTO, Júlio Pimentel. Sobre Literatura e História: Como a ficção constrói a experiência. São Paulo: Companhia das Letras, 2024.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 63, p. 237-280, 2002a.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002b.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do Pensamento Abissal: Das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 78, p. 3-46, 2007.

SISMONDINI, Alberto. Arabia Brasilica. Cotia: Ateliê Editorial, 2017.

Downloads

Publicado

21.01.2025

Como Citar

SOUZA, Guilherme Pires de; CAVALHEIRO, Juciane dos Santos; PÁSCOA, Márcio Leonel Farias Reis. Representações do pensamento abissal em Cinzas do Norte, de Milton Hatoum. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 30, p. 01–15, 2025. DOI: 10.5007/2175-7917.2025.e99121. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/99121. Acesso em: 27 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos