Escrita, performance e representação de si

Autores

  • Nayara Marfim Gilaberte Bezerra Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2013v18n2p184

Resumo

Partindo da hipótese de que o advento das novas tecnologias e a grande proliferação das escritas de si em blogs e redes sociais são sintomas de época que dialogam com o campo dos estudos literários e apontam para um novo objeto de pesquisa, o presente trabalho tem como objetivo traçar um breve panorama de um fenômeno cultural de nosso tempo, relacionado ao conceito de autoria como performance. A partir do entendimento de que o escritor contemporâneo representa diferentes papeis para se fazer percebido, falando de si e inscrevendo suas experiências em diferentes cenários, trabalharemos com os espaços de e(u)nunciação utilizados por João Paulo Cuenca, escritor que, nos últimos anos, fez das plataformas digitais importantes meios para divulgação, apresentação e criação de suas obras. Sobre o autor, nos interessou, mais, pesquisar a relação existente entre as estratégias por ele adotadas e o lugar de destaque que Cuenca ocupa no disputado circuito artístico-literário da atualidade.

Biografia do Autor

Nayara Marfim Gilaberte Bezerra, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestranda em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2013-11-01

Como Citar

BEZERRA, Nayara Marfim Gilaberte. Escrita, performance e representação de si. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 184–200, 2013. DOI: 10.5007/2175-7917.2013v18n2p184. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2013v18n2p184. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos