Leitura crítica de uma literatura dramática para crianças e jovens: o caso d’O Macaco e a Velha, de Ivo Bender.
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2009v14n1p46Resumen
Este trabalho propõe uma leitura crítica da literatura dramática para crianças e jovens produzida no Brasil, em meados dos anos 70, a partir do estudo de caso d’O Macaco e a Velha, de Ivo Bender. Das relações entre o teatro e a literatura, a dramaturgia se configura como o elemento de confluência entre estas formas de expressão artística, portanto, a interpretação está apoiada na construção da linguagem, enquanto assunto literário/dramatúrgico, não cênico, teatral. Com breve contextualização histórica, realiza-se um levantamento e cruzamento das qualidades intrínsecas de sua linguagem, apontando as semelhanças e diferenças em cada período analisado. Tal abordagem permite revelar que a obra pesquisada, se equilibra entre as práticas pedagógicas de uma tradição e as formas artísticas mais puramente estéticas de outra recente, ou seja, traduz toda a transitoriedade de uma escrita contaminada por paradigmas que se atraem e repelem, produzindo algo ímpar, conservador e renovador ao mesmo tempo.
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