Do centro à periferia do poder

Autores/as

  • Tiago Ribeiro Santos UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2009v14n2p44

Resumen

As negociações que se instauram no centro e, principalmente, nas fronteiras das formações sociais, sempre atravessadas por questões de gênero, classe, raça e sexualidade ficam evidentes no campo das representações artísticas em geral, sobretudo nas filmografias que marcam a história de sujeitos diaspóricos, que fazem do próprio trânsito um entre-lugar, marcado ora por ações de revolta e resistência, ora por ações de total submissão. Este artigo aborda uma discussão acerca do discurso colonial (e eurocêntrico) e de sua representação em duas narrativas cinematográficas. Nos filmes Amélia e The Piano, procura-se evidenciar os momentos de tensão e de resistência entre culturas diferentes, a partir do conceito de Tradução Cultural na perspectiva de Homi Bhabha.

Biografía del autor/a

Tiago Ribeiro Santos, UFSC

Mestrando em Teoria Literária pela UFSC. Realiza pesquisa em torno do romance português contemporâneo.

Publicado

2009-12-04

Cómo citar

SANTOS, Tiago Ribeiro. Do centro à periferia do poder. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 44–61, 2009. DOI: 10.5007/2175-7917.2009v14n2p44. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2009v14n2p44. Acesso em: 12 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos