Relativizando as identidades: Vitor Ramil e a estética do frio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2017v22n2p136

Resumen

Este artigo apresenta os questionamentos levantados no ensaio A estética do frio (2004), escrito e publicado pelo músico e compositor gaúcho Vitor Ramil. No ensaio, o autor expõe algumas diferenças culturais existentes no Brasil, mostrando que a produção cultural sulista tem mais afinidade com os países vizinhos, Uruguai e Argentina, do que com as demais regiões brasileiras. Para Ramil, isso ocorre devido a uma divisão simbólica do país entre Brasil quente e Brasil frio, na qual os produtos culturais que fogem da representação de uma estética quente e tropical, tendem a ficar restritos ao consumo regional. Em paralelo, no decorrer do texto, buscamos analisar como essa estética fria defendida por Ramil é dependente da estética quente para existir enquanto representação cultural. Ainda que havendo divergências e contrastes (de clima, paisagem, território, identidade), esse aparente antagonismo é complementar no que se refere à construção de identidade artística para os músicos dos pampas, funcionando como um jogo de espelhos entre os atores envolvidos. 

Biografía del autor/a

Valterlei Borges de Araújo, Universidade Federal Fluminense

Possui Doutorado em Estudos de Literatura (Literatura Comparada), Mestrado em Ciência da Arte e Graduação em Produção Cultural, pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Com formação interdisciplinar, atua no campo dos estudos de cultura, com pesquisas e artigos voltados para a crítica e a teoria das artes a partir de discussões de identidade, música popular brasileira e poesia.

Publicado

2017-12-14

Cómo citar

DE ARAÚJO, Valterlei Borges. Relativizando as identidades: Vitor Ramil e a estética do frio. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 136–149, 2017. DOI: 10.5007/2175-7917.2017v22n2p136. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2017v22n2p136. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Pesquisadores docentes