A cabeça erguida de Lima Barreto

Autores/as

  • Keli Cristina Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina

Resumen

A condição de exílio abrange uma categoria muito maior que a da experiên-cia migratória, ou seja, é possível sentir-se exilado na própria terra. Esse sentimento de"não-pertencimento", presente em alguns romances de Lima Barreto, parece também estarrepresentado em algumas fotografias do escritor, engendrando uma espécie de desejo dedesterritorialização.

Biografía del autor/a

Keli Cristina Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina

Atualmente é pesquisadora bolsista capes de doutorado em literatura na Universidade Federal de Santa Catarina. Possui mestrado em Literatura (2005) e Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (2002) pela mesma universidade. Integrou o Programa Especial de Treinamento - PET - Letras da UFSC, como bolsista, de 2000 a 2003. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: Lima Barreto; Roberto Arlt; literatura brasileira; teoria da modernidade; comunidade e exílio.

Publicado

2003-01-01

Cómo citar

PACHECO, Keli Cristina. A cabeça erguida de Lima Barreto. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 11, n. 11, p. 83–93, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/5222. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Outra imagem

Artículos más leídos del mismo autor/a