Empurrar o céu com as mãos: práticas coletivas de expansão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2023.e97006

Palabras clave:

Estudos Literários, Anuário de Literatura, Literatura e outras artes

Biografía del autor/a

Alessandra Guterres Deifeld, Universidad Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Literatura pela UFSC, mestra em Literatura pela UFSC (2022), graduada em Direito pela Univali e Pós-Graduada em Direito Constitucional pela Univali. Compõe a Comissão de Acompanhamento das Ações Afirmativas do PPGLit e a Comissão Editorial da revista Anuário de Literatura. Desenvolve pesquisas sobre artes e literaturas indígenas.

Desirée dos Santos, Universidad Federal de Santa Catarina

Dutoranda em Literatura na UFSC (2020), mestra em Letras pela UFPR (2016) e graduada em Letras – Língua Portuguesa pela UFOP (2012). Desenvolve pesquisas sobre traduções artísticas e literárias de autorias negras. Possui publicações de ensaios, poesias, traduções e ilustrações em meios digitais. Tem experiências nas áreas de ensino de línguas, ensino de literaturas, revisão textual, traduções literárias e ilustração/pintura. Atua profissionalmente com textos e imagens.

Elton da Silva Rodrigues, Universidad Federal de Santa Catarina

Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2018) e mestre em Literatura pelo Programa de Pós-graduação em Literatura da mesma universidade. Integra a equipe do LabFLOR e compõe a Comissão Editorial da revista Anuário de Literatura. Atualmente, atua na Educação de Jovens e Adultos na Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Isabele Soares Parente, Universidad Federal de Santa Catarina

Mestra em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri. É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Teoria Linguística e Literária (NETLLI) e participa do Núcleo de Pesquisa em Cultura Popular Behetçoho. Compõe a comissão editorial da Revista Anuário de Literatura (PPGL/UFSC).

Jair Zandoná, Federal University of Mato Grosso do Sul

Doutor e mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Letras Português Habilitação em Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. É um dos editores da Revista Anuário de Literatura (PPGL/UFSC), editor de resenhas da Revista Estudos Feministas (REF), integra o quadro de pesquisadores/as associados/as do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC) e do Núcleo de Literatura Atual - Estudos Feministas e Pós-Coloniais de Narrativas da Contemporaneidade (LITERATUAL/UFSC). Atualmente, é professor visitante na UFMS.

Mariana Vogt Michaelsen, Universidad Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Literatura pela UFSC. Graduada bacharel em Psicologia pela UFSC. Integrante do nuLIME – Núcleo de Literatura e Memória. Compõe a Comissão Editorial da revista Anuário de Literatura.

Tânia Regina Oliveira Ramos, Universidad Federal de Santa Catarina

Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenadora do nuLIME – Núcleo de Literatura e Memória. É uma das editoras da Revista Estudos Feministas e da Anuário de Literatura. Atua nas áreas de gênero e subjetividades, história e memória literária.

Thaís Fernandes, Universidad Federal de Santa Catarina

Mestra e doutora em Estudos da Tradução pela PGET/UFSC. É Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, subcoordenadora do nuLIME – Núcleo de Literatura e Memória e pesquisadora do NUPILL – Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística. É uma das editoras da Anuário de Literatura.

Citas

ASSOCIAÇÃO Brasileira de Literatura Comparada. Mesa 11 – Como ensinar literatura com vistas à construção de espaços democráticos de aprendizagem?. Youtube, 14 ago. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=A20XntBwrjU&t=735s&ab_channel=Associa%C3%A7%C3%A3oBrasileiradeLiteraturaComparada. Acesso em: 19 nov. 2023.

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BRASIL. Lei nº 14.723, de 13 de novembro de 2023. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre o programa especial para o acesso às instituições federais de educação superior e de ensino técnico de nível médio de estudantes pretos, pardos, indígenas e quilombolas e de pessoas com deficiência, bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio ou fundamental em escola pública. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2023. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Lei/L14723.htm#:~:text=Os%20alunos%20optantes%20pela%20reserva,nas%20institui%C3%A7%C3%B5es%20federais%20de%20ensino.%E2%80%9D. Acesso em: 19 nov. 2023.

GRAÚNA, Graça. Literatura e democracia na construção dos saberes indígenas. In: ASSOCIAÇÃO Brasileira de Literatura Comparada. Mesa 11 – Como ensinar literatura com vistas à construção de espaços democráticos de aprendizagem?. Youtube, 14 ago. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=A20XntBwrjU&t=735s&ab_channel=Associa%C3%A7%C3%A3oBrasileiradeLiteraturaComparada. Acesso em: 19 nov. 2023.

HISTÓRIAS que só existem quando lembradas. Direção de Júlia Murat. Brasil, Argentina, França: Vitrine Filmes, 2012 (96 min).

ÍNDIO CIDADÃO? (DF, 2014, 52’). Índio cidadão? O filme. 1 vídeo (52:03) 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ti1q9-eWtc8&t=10s Acesso em: 20 ago. 2023.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

SOARES, Dalva Maria. Para diminuir a febre de sentir. Belo Horizonte: Venas Abiertas, 2020.

Publicado

2023-12-06

Cómo citar

DEIFELD, Alessandra Guterres; SANTOS, Desirée dos; RODRIGUES, Elton da Silva; PARENTE, Isabele Soares; ZANDONÁ, Jair; MICHAELSEN, Mariana Vogt; RAMOS, Tânia Regina Oliveira; FERNANDES, Thaís. Empurrar o céu com as mãos: práticas coletivas de expansão. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 28, p. 01–07, 2023. DOI: 10.5007/2175-7917.2023.e97006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/97006. Acesso em: 16 jul. 2024.

Número

Sección

Editorial

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