Canções de guerra e canções da guerra: a poesia em Si menor de Fabrizio De André
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2010v15n2p249Resumo
O compositor italiano Fabrizio De André (1940-1999) ocupou um lugar de relevo na história da canção italiana da 2ª metade do último século e mesmo da poesia italiana moderna. Seus apreciadores admiram a coragem moral e a coerência artística com que ele, na sociedade italiana do pós-guerra, por meio de suas canções libertárias e pacifistas, retratou o mundo dos marginalizados, dos rebeldes e das prostitutas, além de outros personagens à margem da sociedade, entre os quais, o combatente de guerra, herói de vitórias perdidas em campos de batalha. Três canções suas são emblemáticas: La ballata dell’eroe, La Guerra di Piero e Girotondo. Três poemas que falam de guerra, de morte e da figura do combatente como um marginal da sociedade, que o mata e depois o relega ao esquecimento, em nome da Pátria. Expor sua visão provocativa da sociedade do pós-guerra, mediante a exibição de dois vídeos do compositor, é o propósito desta apresentação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.