O ensino de literatura no Brasil: uma abordagem no currículo do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2021.e73322

Resumo

Este texto discute alguns aspectos abordados no Ensino de Literatura no Brasil e aponta algumas maneiras de como a literatura deve ser trabalhada em sala de aula, para que haja a compreensão do aluno-leitor. Nesse sentido, coloca-se em pauta aspectos históricos, sociais e culturais que estão presentes nos textos literários e que são pleiteados pelo professor-mediador para o entendimento e gosto pela leitura deleite, por parte do aluno. Assim, fundamenta-se em aportes teóricos propostos por Candido (2006) que apresenta modos e conceitos sobre o estilo como o texto literário é compreendido, através do olhar investigativo do aluno. Nesse sentido, elucida acerca da contextualização e estilização do texto, por meio da mediação do(a) professor(a). Conta-se também com a contribuição da autora Malard (1985) que revela algumas razões para a aprendizagem da Literatura através da leitura crítica sobre os textos. Assim, a metodologia utilizada nesse texto baseia-se na pesquisa bibliográfica. Quanto aos resultados desse estudo, conclui-se que a melhor maneira de trabalhar os textos literários para o entendimento e gosto pela leitura do aluno faz-se pela individualização do ledor, em sala de aula, com análise, crítica, adequação, intervenção e contextualização expressa pelo professor mediador.

Biografia do Autor

Juliana Cristina Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, mestra em Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão, especialista em História do Brasil pela Universidade Federal de Goiás - UFG/Regional Catalão, linguista pela Universidade Federal de Goiá - UFG/Regional Catalão. Pedagoga Pelo Centro de Ensino Superior de Catalão - CESUC.

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Publicado

2021-04-16

Como Citar

FERREIRA, Juliana Cristina. O ensino de literatura no Brasil: uma abordagem no currículo do Ensino Médio. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 26, p. 01–11, 2021. DOI: 10.5007/2175-7917.2021.e73322. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/73322. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos