Para além do amor: representações das identidades femininas em uma escritora portuguesa do início do século XX
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7917.2024.e95564Palavras-chave:
Identidade, Gênero, Transgressão feminina, AdultérioResumo
Procuramos abordar neste ensaio acadêmico a análise das representações das identidades das personagens femininas da obra de Maria Lamas, Para além do amor. O romance, publicado em 1935, ressalta o movimento de submissão ou rompimento das normas patriarcais estabelecidas e sedimentadas na sociedade portuguesa do início do século XX. Assim, tratamos, dentre outros aspectos, da relação extraconjugal, da educação religiosa, bem como dos papéis de mãe e esposa da protagonista/narradora da obra literária. O método utilizado foi o estudo bibliográfico, ao que nos ancoramos em Foucault (1988, 2014, 2019a, 2019b), para discutir questões como relações de poder, vontade de verdade e sexualidade; Hall (2006), no que se refere ao conceito de identidade na perspectiva dos Estudos culturais; Revel (2011), no tocante a transgressão; Bourdieu (2012) sobre a dominação masculina; Beauvoir (1967) e Butler (2018) para tratar das questões de gênero, dentre outros. Outrossim, a partir de um processo de diferenciação com relação a outras personagens, a protagonista estabelece um diálogo com o contexto histórico e social em que se encontra circunscrito o romance, o que culmina em uma reflexão sobre o gênero e classe social na formação identitária.
Referências
BACCEGA, Maria Aparecida. A construção do – real e do – ficcional. In: FIGARO, Roseli (org.). Comunicação e Análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2013, p. 119-139.
BEAUVOIR, Simone de. Segundo Sexo. A experiência vivida. Trad. de Sérgio Milliet. São Paulo: Editora Difusão Europeia do Livro, 1967. v. 2.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Trad. de Maria Helena Kühner. 11. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
BUTLER, Judith. Os atos performativos e a constituição do gênero: um ensaio sobre fenomenologia e teoria feminista. Trad. de Jamille Pinheiro Dias. Cadernos de Leitura. n. 78, p. 1-16, 2018. Disponível em: https://chaodafeira.com/wp-content/uploads/2018/06/caderno_de_leituras_n.78-final.pdf. Acesso em 02 de jan. de 2024.
CANDIDO, Antônio. Literatura e Sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
COURTINE, Jean-Jacques. Metamorfoses do Discurso Político. Derivas da fala pública. Trad. de Carlos Piovezani e Nilton Milanez. São Carlos: Claraluz, 2006.
COVA, Anne; PINTO, António Costa. O salazarismo e as mulheres uma abordagem comparativa. Penélope 17, p. 71-94, 1997. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/2656445.pdf. Acesso em 28 maio 2023.
FLAUBERT, Gustave. Madame Bovary (1857). Texte integral suivi d’um dossier critique sur la Femme dans le récit du XIXème siécle. Classiques & Cie Lycée. Paris: Hatier, 2018.
FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. Trad. de Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2017.
FERREIRA, Maria Cristina Leandro. O lugar do social e da cultura numa dimensão discursiva. In: INDURSKY, Fedra; MITTMANN, Solange; FERREIRA, Maria Cristina Leandro (org.). Memória e história na/da análise do discurso. Campinas: Mercado de Letras, 2011.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade do saber. Trad. de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 7. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
FOUCAULT, Michel. Do governo dos vivos. Curso no Collège de France (1979-1980). Trad. de Eduardo Brandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019a.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Trad.de Luiz Felipe Baeta Neves. 8 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2019b.
HALL, Stuart. Nascimento e morte do sujeito moderno. In: HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11 ed. Rio Janeiro: DP&A, 2006, p. 23-46.
HOOKS, Bell. Teoria feminista: da margem ao centro. Trad. de Rainer Patriota. São Paulo: Perspectiva, 2019.
KEHL, Maria Rita. Deslocamentos do feminino: a mulher freudiana na passagem para a modernidade. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2016.
KOCH, Ingedore G. Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2016.
LAMAS, Maria. Para Além do Amor. Lisboa: Parceria A. M. Pereira, 2002.
MACHADO, Ida Lucia. Relações de força/poder entre “iluminados” e “loucos”. In: EMEDIATO, Wander; MACHADO, Ida Lúcia; MENEZES, Wiliam. (org.) Análise do Discurso: Gênero, Comunicação e Sociedade. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso/FALE/UFMG, 2006, p. 105-118.
MAGALHÃES, Belmira. Discurso, arquivo e literatura. In: MARIANI, Bethania et al. Discurso, arquivo e…. Rio de Janeiro: 7letras, 2011, p. 57-66.
REVEL, Judith. Dicionário Foucault. Trad. de Anderson Alexandre da Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
TODOROV, Tzvetan. A Literatura em Perigo. Trad. de Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Emanoelle Maria Brasil de Vasconcelos, Maria Simone Marinho Nogueira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.