Por dentro de um Azougue

Autores

  • Ibriela Bianca Berlanda Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-784X.2010v10n15p138

Resumo

No percurso de análise da revista Azougue (SP–RJ, 1996–2008) como objeto de pesquisa, foi possível perceber como a presença do poeta Roberto Piva se fez não somente como mais um dos colaboradores, mas como um guia para o projeto editorial de toda a revista. Por conta disso a revista Azougue, que foi a primeira revista de poesia dos anos 90, se dedicou a resgatar poetas que iniciaram suas carreiras nos anos 60, alguns anteriores ainda, como referências indispensáveis e importantes de serem lembrados, e outros em formação. Ao adotar as antologias como forma de apresentação padrão, a revista opera um reconhecimento no leitor aproximando-o do artista através das entrevistas ou depoimentos mas, por outro lado, monumentaliza a presença do poeta pelas homenagens prestadas. Há no contato entre poeta e revista, portanto, uma espécie de reciprocidade: a revista é reconhecida pelos poetas que publica e o poeta é reconhecido por ter seus poemas publicados nela. É nesta relação de saque/dádiva em que proponho analisar a participação de Roberto Piva e assim sublinhar uma nova perspectiva para a leitura de sua poesia.

Biografia do Autor

Ibriela Bianca Berlanda, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em letras português inglês pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2003). Especialização em Estética pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da linguagem, ensino de língua estrangeira e literatura. Atualmente é mestranda em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2010-05-09