Por dentro de um Azougue
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-784X.2010v10n15p138Resumo
No percurso de análise da revista Azougue (SP–RJ, 1996–2008) como objeto de pesquisa, foi possível perceber como a presença do poeta Roberto Piva se fez não somente como mais um dos colaboradores, mas como um guia para o projeto editorial de toda a revista. Por conta disso a revista Azougue, que foi a primeira revista de poesia dos anos 90, se dedicou a resgatar poetas que iniciaram suas carreiras nos anos 60, alguns anteriores ainda, como referências indispensáveis e importantes de serem lembrados, e outros em formação. Ao adotar as antologias como forma de apresentação padrão, a revista opera um reconhecimento no leitor aproximando-o do artista através das entrevistas ou depoimentos mas, por outro lado, monumentaliza a presença do poeta pelas homenagens prestadas. Há no contato entre poeta e revista, portanto, uma espécie de reciprocidade: a revista é reconhecida pelos poetas que publica e o poeta é reconhecido por ter seus poemas publicados nela. É nesta relação de saque/dádiva em que proponho analisar a participação de Roberto Piva e assim sublinhar uma nova perspectiva para a leitura de sua poesia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Boletim de Pesquisa NELIC concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC 4.0 , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Boletim de Pesquisa NELIC está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.