Tem mulher no samba: a representação da figura feminina nos sambas das décadas de 1940-50

Autores

  • Larissa Archanjo Oliveira Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
  • Cilene Margarete Pereira Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-784X.2013v13n20p125

Resumo

Em Acertei no milhar: samba e malan­dragem no tempo de Getúlio (1982), Claudia Matos observa que, nas décadas de 1930-40, pode-se reconhe­cer três grandes veios temáticos e estilísticos nas letras dos sambas: o apologético-nacionalista; aquele que ela identifica como samba malandro, centrado em um discurso que se afirma sobre a dubiedade, e o lírico-amoroso, no qual a figura feminina ganha espaço central. Em busca da identificação e análise des­sas figuras femininas do samba, este artigo se deterá no exame de algu­mas letras das décadas de 1940-50, dando desta­que às composições de Herivelto Mar­tins, Geraldo Pereira e Lupicínio Rodri­gues.

Biografia do Autor

Larissa Archanjo Oliveira, Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)

Mestranda em Letras da Universidade Vale do Rio Verde.

Cilene Margarete Pereira, Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)

Docente e Coordenadora do Programa de Mestrado em Letras da Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR). Doutora em Teoria e História Literária (UNICAMP), Pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa Minas Gerais- Diálogos (UNINCOR/CNPq). Editora da Revista Recorte.

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Publicado

2013-12-16