Tem mulher no samba: a representação da figura feminina nos sambas das décadas de 1940-50

Authors

  • Larissa Archanjo Oliveira Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
  • Cilene Margarete Pereira Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-784X.2013v13n20p125

Abstract

Em Acertei no milhar: samba e malan­dragem no tempo de Getúlio (1982), Claudia Matos observa que, nas décadas de 1930-40, pode-se reconhe­cer três grandes veios temáticos e estilísticos nas letras dos sambas: o apologético-nacionalista; aquele que ela identifica como samba malandro, centrado em um discurso que se afirma sobre a dubiedade, e o lírico-amoroso, no qual a figura feminina ganha espaço central. Em busca da identificação e análise des­sas figuras femininas do samba, este artigo se deterá no exame de algu­mas letras das décadas de 1940-50, dando desta­que às composições de Herivelto Mar­tins, Geraldo Pereira e Lupicínio Rodri­gues.

Author Biographies

Larissa Archanjo Oliveira, Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)

Mestranda em Letras da Universidade Vale do Rio Verde.

Cilene Margarete Pereira, Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)

Docente e Coordenadora do Programa de Mestrado em Letras da Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR). Doutora em Teoria e História Literária (UNICAMP), Pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa Minas Gerais- Diálogos (UNINCOR/CNPq). Editora da Revista Recorte.

Published

2013-12-16