Alguns dias no Brasil: incursões pelo diário de viagem de Adolfo Bioy Casares

Autores

  • Letícia Malloy Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-784X.2014v14n21p93

Resumo

O objetivo deste ensaio consiste em analisar a obra Unos días en el Brasil (Diario de viaje), de Adolfo Bioy Casares. Redigido por ocasião da participação de Bioy em um congresso internacional promovido pelo PEN Clube nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo em 1960, o diário de viagem em questão oferece aportes que abrem caminho a reflexões sobre a relação entre o escritor e seu ofício. Além de examinar o diário de viagem concernente à breve visita de Adolfo Bioy Casares ao Brasil, o estudo busca apontar a pertinência quanto ao estabelecimento de diálogos críticos entre páginas pessoais e textos literários publicados pelo escritor argentino.

Biografia do Autor

Letícia Malloy, Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG. Encontra-se em período de realização de Doutorado-Sanduíche junto à Université Rennes 2 (França) com o apoio da Capes. É Mestre em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG. Possui graduação em Direito e em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2014-01-27