A publicização do corpo da mulher em A história de Aia

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DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-784X.2015v15n24p92

Resumo

Este artigo aborda a publicização do corpo da mulher no discurso fílmico A história de Aia. A discussão desenvolve-se a partir das considerações de Arendt e de Aboim, a qual trata a dicotomia público/privado diretamente em relação à perspectiva de gênero. A distinção entre esses espaços diz respeito ao exercício das liberdades individuais, que em princípio não encontram limitações no plano privado, porém surgem redefinidas na sociedade ditatorial e distópica representada. A questão é ressaltada quando se põem em discussão as relações de gênero, o papel e os espaços da mulher na sociedade. Assim, discutir sobre os espaços público e privado em relação às delimitações de gênero corresponde à intenção de refletir sobre o espaço a que cada gênero tem acesso e a forma como esse acesso é socialmente regulado. O filme problematiza a relação entre esses espaços a partir da perda do domínio do corpo.

Biografia do Autor

Mariana Jantsch Souza, Universidade Católica de Pelotas - UCPel

Doutoranda em Letras pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel (bolsista Capes). Mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (bolsista Capes). Membro do grupo de pesquisa Estudos Comparados de Literatura, Cultura e História. Membro do Laboratório de Estudos em Análise do Discurso (LEAD) da Universidade Católica de Pelotas – UCPel.

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Publicado

2015-03-23