Escavando o centro de estudos campanhense Monsenhor Lefort: políticas sanitárias para o controle de doenças segundo jornais do início do século XX

Autores

  • Lucio Reis Filho Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-784X.2016v16n25p73

Resumo

O presente artigo visa divulgar pesquisa realizada no Centro de Estudos Monsenhor Lefort, localizado na cidade de Campanha, no sul do estado de Minas Gerais. As atividades consistiram na coleta de dados e análise das fontes primárias pertencentes ao acervo de impressos do Centro. Por meio de metodologia para a análise de textos em história, e considerando os documentos em sua historicidade, investigamos as políticas sanitaristas para o controle de doenças e a representação destas nos jornais das primeiras décadas do século XX. Observamos, prioritariamente, o papel político da atividade jornalística naquele momento histórico, no que se refere à padronização do comportamento e à universalização de valores das classes dominantes.

Biografia do Autor

Lucio Reis Filho, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo

Historiador e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Univer­sidade Anhembi Morumbi, Laureate International Universities, São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-11-17