O recorte e a costura de romances-folhetins em periódicos da Belém do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-784X.2016v16n26p43Resumo
Segundo Anne-Marie Thiesse, a prática de recorte e costura dos fascículos de romances publicados no rodapé da página de jornais por leitores da França no século XIX foi legítima e recorrente. No Brasil, não encontramos ainda pesquisas a respeito dessa prática de apropriação do romance-folhetim por leitores brasileiros no Oitocentos. A partir, no entanto, da própria disposição das narrativas ficcionais nas folhas e nas colunas dos periódicos, objetivamos, com este trabalho, verificar se os leitores de jornais belenenses oitocentistas, assim como os franceses, poderiam fazer uso dessa técnica de recorte e costura dos fascículos de folhetins para fabricar formas rudimentares de livros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Boletim de Pesquisa NELIC concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC 4.0 , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Boletim de Pesquisa NELIC está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.