Dualidades e aparentes contradições na poesia de Carlos Drummond de Andrade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-784X.2017v17n28p106Resumo
A partir da análise dos poemas “Os ombros suportam o mundo”, presente no livro Sentimento do Mundo (1940), e “Mas viveremos”, publicado em A Rosa do Povo (1945), de Carlos Drummond de Andrade, é possível refletir sobre a aparente contradição e dualidade drummondianas, sendo uma problemática não exclusiva de um livro, mas que perpassa muitas de suas obras e demonstra, de certa forma, o amadurecimento da voz do poeta. Ainda, tais poemas, de certa maneira, se espelham não somente por evidenciarem essa suposta contradição, mas também pelo uso de determinadas imagens que revelam um procedimento de mobilização de um eixo temático que alude à possibilidade do “sim” e do “não” simultaneamente por meio da palavra, na poesia. Para além disso, é igualmente possível traçar uma linha do tempo através deles, visto que trazem imagens do passado, do presente e, ainda, do futuro, numa ponderação sobre uma constante passagem.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Boletim de Pesquisa NELIC concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC 4.0 , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Boletim de Pesquisa NELIC está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.