A memória drummondiana nos álbuns de família: uma análise de “Retrato de família”
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-784X.2017v17n28p5Resumo
Este trabalho se propõe a estabelecer uma reflexão sobre a possibilidade de diálogo entre a fotografia e a poesia em Carlos Drummond de Andrade. Entendendo a fotografia como fenômeno multifacetado, neste artigo nos deteremos na fotografia como dispositivo que propicia capturar e fixar o tempo passado. Com o apoio do pensamento de Benjamin, Barthes e Sontag acerca da linguagem fotográfica, que apontam para uma problematização dessa captura e fixação da memória, analisamos o poema “Retrato de família” de A rosa do povo (1945) a fim de entender de que modo o poema se apropria da linguagem fotográfica e de seus usos culturais. Percebemos a partir dessa análise que a referência à fotografia tem por efeito subverter a crença da qual nunca se desconfia de que a foto “preserva” o passado de forma fidedigna, de modo a se poder recuperar aquele tempo passado intacto, posto que fixado na imagem fotográfica.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Boletim de Pesquisa NELIC concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC 4.0 , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Boletim de Pesquisa NELIC está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.