Revista Barroco: o lugar de uma arte
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-784x.2008v8n12p184Resumo
A revista Barroco, fundada em 1969 pelo poeta e ensaísta mineiro Affonso Ávila, nasce com a intenção de cumprir o valor de uma “ciência” que abarcasse o fenômeno/arte Barroca: a barrocologia 2. Ao propor isto na apresentação da primeira edição da revista, Ávila ainda enuncia que a revista não se quer meramente documental e erudita, mas quer se situar em uma “atualidade crítica” 3, não cerceando a matéria barroca a um período exclusivo, mas impor uma leitura em um outro contexto: o mineiro. Impõe assim um olhar do barroco enquanto fenômeno universal, para assim compreendê-lo em seu contexto brasileiro, em suas matrizes e desdobramentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Boletim de Pesquisa NELIC concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC 4.0 , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Boletim de Pesquisa NELIC está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.