Caio Meira e a fissura da poesia contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-784X.2013v13n19p82Resumo
A partir de textos de Gilles Deleuze sobre a fissura e sobre o acontecimento, presentes no livro Lógica do sentido, e de uma leitura da fissura de Deleuze por Raúl Antelo, passando pelos conceitos de “contemporâneo” e de enjambement de Giorgio Agamben, este ensaio busca analisar a obra do poeta brasileiro contemporâneo Caio Meira, reunida na íntegra no livro Romance. Neste trabalho, a poética de Caio Meira é definida — e discutida — como uma poética da fissura, que, nesse espaço de deslocamento, de corte, está sempre em movimento, sempre entre: entre a prosa e a poesia, entre o eu e o outro, entre o corpo e a cidade. É pelo espaço da fissura, portanto, que a poesia de Caio Meira vaza, e é também nesse espaço que ela é aqui analisada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Boletim de Pesquisa NELIC concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC 4.0 , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Boletim de Pesquisa NELIC está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.