Ilegitimidades na ficção de Roberto Bolaño: os filhos da outra
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-784X.2014v14n21p82Resumo
Contar as margens/nas margens, uma das reincidências da chamada literatura pós-moderna, é também um traço proeminente da ficção do escritor Roberto Bolaño. A sua obra ficcional — cuja irrupção se dá após o denominado “boom” da literatura latino-americana — aponta para um outro entre-lugar, distanciado tanto da tendência fantástica que deu visibilidade à literatura produzida na América hispânica, quanto da vertente que, debruçada sobre a própria literatura, questiona os limites da linguagem. Ficção circunscrita sob o signo do exílio e da inadequação, na obra de Bolaño as personagens estabelecem laços afetivos/familiares provisórios, (i)legítimos e é nesse âmbito que irrompem maternidades excêntricas, cujas contingências e instabilidades direcionam ao queer. Pensar as representações maternas/maternais como um locus de transitoriedades (i)legitimadas pelo afeto é o objetivo desta exposição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Boletim de Pesquisa NELIC concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC 4.0 , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Boletim de Pesquisa NELIC está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.