Imunidade e progresso: o caso Lesabéndio
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-784X.2020.e82979Palavras-chave:
Progresso, Comunidade, ImunidadeResumo
Em 1913, na Alemanha, Paul Scheerbart publicava, em plena véspera da Grande Guerra, uma narrativa sobre um planeta habitado por formas de vida alienígena que se organizavam em um sistema social e econômico muito diferente daquele da população da Terra. Opondo o progresso como modo de desenvolvimento individual característico do imperialismo dos séculos XIX-XX a um sistema social que privilegia todas as formas de vida, a ideia renovada de técnica promovida por Scheerbart ajuda a responder as questões que surgiram junto com a pandemia da COVID-19, principalmente aquelas que dizem respeito às políticas de controle dos corpos e às relações entre comunidade e imunidade.
Referências
BARTHES, R. La Torre Eiffel: textos sobre la imagen. Barcelona: Paidós, 2001.
BENJAMIN, W. Opere complete, vol. I, Scritti 1906-1922. Organização de Enrico Ganni. Torino: Einaudi, 2008.
BENJAMIN, W. Passagens, vol I. Organização de Willi Bolle. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
DARDOT, P.; LAVAL, C. Comum: ensaio sobre a revolução no século XXI. Tradução de Mariana Echalar. São aulo: Boitempo, 2017.
ESPOSITO, R. Communitas: origen y destino de la comunidad, op.cit..
ESPOSITO, R. Comunidad, inmunidad y biopolítica. Tradução de Alicia García Ruiz. Barcelona: Herder, 2009, p. 89-90.
ESPOSITO, R. Immunitas. Protección y negación de la vida. Tradução de Luciano Padilla López. Buenos Aires: Amorrortu, 2009, p. 26-27.
KRENAK, A. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
MANCUSO, S. A planta do mundo. Tradução de Regina Silva. São Paulo: Ubu, 2021.
PRECIADO, P. Aprendiendo del vírus. El País. 28 de março de 2020. Disponível em https://elpais.com/elpais/2020/03/27/opinion/1585316952_026489.html. Acesso em maio de 2020.
SCHEERBART, P. Lesabéndio: an asteroid novel. Tradução de Christina Svendsen. Cambridge: Wakefield Press, 2012.
WARBURG, A. Histórias de fantasma para gente grande: escritos, esboços e conferências. Tradução de Lenin Bicudo Bárbara. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luiza de Aguiar Borges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim de Pesquisa NELIC concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC 4.0 , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Boletim de Pesquisa NELIC está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.