Padéia ou a Educação da crítica

Autores

  • Susana Célia Leandro Scramim UFSC

Resumo

Em 1972, num texto publicado em Los Libros, n.º 28, Josefina Ludmer ao refletir sobre o trabalho da crítica literária dizia que o ofício crítico se insere no processo de produção de significação mediante a palavra escrita e ao mesmo tempo por meio de uma atividade de leitura da palavra escrita de outro, da obra literária, assim concluía a autora “el trabajo crítico es, sobre todo, una serie articulada de lecturas escritas.” 1 Ao apresentar seu estudo no Colóquio “Periodis-mo Cultural no Cone Sul”, promovido pelo Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul, em 1995, Maria Lucia de Barros Camargo, afirma que crítica literária se constrói e é construída com base nas atividades dos periódicos literários. 2 Reforçando essa hipótese de leitura, poder-se-ia dizer que quando as leituras escritas são publicadas em periódicos especializados o trabalho da crítica literária é potencializado.

Biografia do Autor

Susana Célia Leandro Scramim, UFSC

Possui graduação em Letras Português pela Universidade Estadual de Maringá (1986), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado na Universidad de Sevilla, España(2005). Atualmente é professora Adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Teoria Literária e Ensino de Literatura. Crítica literária, poesia, teoria da modernidade e periodismo cultural são questões investigadas nos projetos de pesquisa com os quais está envolvida.

Downloads

Publicado

2003-01-01