Não entender, o canteiro de obras: a pedagogia (im)possível

Autores

  • Luciana di Leone Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-784X.2018v18n29p71

Resumo

A partir da experiência da sala de aula do professor Raúl Antelo é possível pensar em um dispositivo que, não se constituindo em um método em sentido tradicional, poderia ser pensado com uma pedagogia (im)possível. Colocando no centro desse dispositivo o “não entendimento”, é possível analisar, por um lado, a derrocada da centralidade identitária, paternalista e de herança e propulsor da vertigem, a voracidade e o dispêndio e, por outro, a aparição nessa derrocada das ruínas que permitem o tecido de novas ficções críticas, de redes textuais e de novas genealogias, menos paternais e mais maternas e infantis.

Biografia do Autor

Luciana di Leone, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do departamento de Ciência da Literatura na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2018-09-05