Intervenção psicológica e prevenção da saúde mental na relação mãe-criança
DOI:
https://doi.org/10.5007/2178-4582.2009v43n1p201Resumo
Após o nascimento do bebê os processos de simbiose e posteriormente de individuação são importantes para o desenvolvimento adequado da criança em todos os âmbitos da saúde. Obstáculos podem atrapalhar esse desenvolvimento, como a saúde mental da mãe ou do cuidador. Esse trabalho provém de uma intervenção psicológica em uma enfermaria pediátrica com uma mãe de 21 anos e seu filho de 1 ano e 5 meses. Durante as internações da criança, foi possível observar que a mãe apresentava dificuldades em lidar com o processo de individuação da criança. Além disso, a mãe verbalizava sua dependência excessiva em relação à criança, sentindo-se culpada e com ideação suicida. Os atendimentos psicológicos focaram na orientação da mãe sobre as conseqüências dessa relação no desenvolvimento de seu filho e na sensibilização da mesma para o atendimento psicológico após a alta hospitalar. Com isso, a intervenção envolveu além do tratamento imediato, a prevenção da saúde mental da criança.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista de Ciências Humanas - UFSC, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Revista de Ciências Humanas.
Política de Acesso Livre – A RCH é publicada sob o modelo de acesso aberto sendo, portanto, livre para qualquer pessoa ler, baixar, copiar e divulgar.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons
.