Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Ciências Humanas - RCH (ISSNe 2178-4582) publica textos inéditos (artigos, resenhas de livros, depoimentos e entrevistas), de autoria de Doutoras/es, relativos a resultados de pesquisa de caráter teórico e/ou empírico, revisões da literatura de pesquisa e reflexões críticas sobre experiências realizadas no campo das Ciências Humanas, privilegiando abordagens interdisciplinares.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos serão, primeiramente, apreciados em relação aos aspectos formais indicados nas Diretrizes aos Autores. Os artigos aprovados nessa etapa serão encaminhados para avaliação de escopo e qualidade pelos Editores Associados que, quando for o caso, solicitarão pareceres de Consultores ad hoc, de forma duplo cega.  Em tempo, os autores serão notificados acerca da Decisão editorial (Solicitação de correções, Aceite ou Recusa de seus manuscritos. Quando forem necessárias modificações substanciais, o autor será notificado e encarregado de realizá-las, devolvendo o trabalho reformulado no prazo máximo de quinze dias. Caso os autores tenham decidido não realizar algumas das modificações sugeridas, devem justificar essa decisão. O manuscrito reformulado será encaminhado ao Editor preferencialmente através da ferramenta disponível no sistema. O documento poderá ser encaminhado novamente aos consultores para uma segunda rodada de avaliação antes da tomada de Decisão final. A decisão final acerca da publicação ou não do manuscrito é sempre do Editor que poderá, ainda, consultar a Comissão Editorial. Pequenas modificações no manuscrito poderão ser feitas pelos Editores de normas no processo de revisão. Pelo menos a versão final será enviada aos autores para confirmação antes da publicação.

Dossiês e números especiais: Propostas devem ser submetidas ao Editor. Em caso de aceite, os proponentes deverão atuar como Editores da Seção e os respectivos manuscritos dirigidos devem ser submetidos ao processo regular de avaliação cega por pares.

Periodicidade

A publicação é contínua.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Processamento de artigos

A revista não cobra taxas de submissão de artigos ou de avaliação dos mesmos.

A RCH está indexada em

RCH está indexada em

- DOAJ https://doaj.org/toc/2178-4582

- DIADORIM http://diadorim.ibict.br/handle/1/1284

- Latindex http://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=19566

- Sociological Abstracts - AS, Linguistics & Language Behavior Abstracts - LLBA Social Planning / Policy & Development Abstracts - PODA Public Affairs Information Service, Inc. - PAIS Nisc Pennsylvania Abstracts, Inc. - NISC.

Ética em pesquisa e publicação

Aos pesquisadores, autores, editores e avaliadores aplicam-se normas de conduta que definem a integridade ética das atividades científicas. Para tanto, recomenda-se aos mesmos a leitura dos seguintes documentos de diretrizes básicas para a integridade da atividade científica e publicações:

a)      a Declaração de Cingapura sobre Integridade em Pesquisa, 2010, http://www.singaporestatement.org/translations.html;

b)      o Código de Boas Práticas em Pesquisa da FAPESP, 2014 http://www.fapesp.br/boaspraticas/;

c)      as Diretivas para a Integridade da Pesquisa do CNPq, 2011 http://cnpq.br/diretrizes;

d)      o documento de Cooperação entre Instituições de Pesquisa e Periódicos em Casos de Integridade em Pesquisa: Orientação do Comitê [Internacional] de Ética em Publicações - COPE (http://publicationethics.org/);

e)      a Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 510, de 07 de abril de 2016 - Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais (http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf).

Política Anti-Plágio

A prática de plágio em todas as suas formas não é um comportamento admissível. Antes de serem enviados aos pares, os artigos submetidos à revista serão verificados por softwares para identificação de plágio. Os autores devem garantir a originalidade dos manuscritos e quando utilizados artigos de outros autores, esses devem ser devidamente citados. Em caso de citações com mais de 500 palavras deve ser apresentada a autorização expressa do autor. Desta forma, é possível que os autores recebam eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referente indicações apontadas pelos softwares utilizados. Caso o plagio seja comprovado, o(s) autore (s) envolvidos ficarão impedidos de submeter novos artigos para a revista.

Atualmente a revista utiliza o Copia e cola para a avaliação quanto ao teor de plágio dos trabalhos submetidos

Qualis

A RCH recebeu conceito B2 na área Interdisciplinar

Estatísticas e Métricas - Revista de Ciências Humanas

Sponsors

 

Fontes de Apoio

Agradecemos à equipe do Portal de periódicos da UFSC, pelo suporte e constante apoio à qualificação da revista.

Histórico do periódico

Há mais de 35 anos a Revista de Ciências Humanas divulga a produção acadêmica nacional e internacional no campo da Psicologia e Ciências Humanas, privilegiando abordagens interdisciplinares.