Os motivos que mantêm as mulheres vítimas de violência no relacionamento violento

Autores

  • Patrícia Alves de Souza Universidade de Campinas
  • Marco Aurélio Da Ros Ministério da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A violência contra a mulher, no âmbito interpessoal, é uma das mais difíceis de ser prevenida e evitada. As mulheres vítimas de seus companheiros mantêm-se no relacionamento afetivo-conjugal por muito tempo. O objetivo deste estudo é verificar os motivos que levam essas mulheres a permanecer em um relacionamento violento. Para tanto, foi formado um grupo focal com entrevistas com mulheres vítimas de violência atendidas no Centro de Atendimento às Vítimas de Crime (CEVIC), Florianópolis, Santa Catarina. Verificou-se que os motivos que as mantêm no relacionamento violento são: medo, dependência financeira e submissão, até o momento em que decidem realizar a denúncia, passando por cima do sentimento de pena do marido, do tempo de vida juntos e da anulação durante o relacionamento.

Biografia do Autor

Patrícia Alves de Souza, Universidade de Campinas

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), Bioquímica em Tecnologia de Alimentos, Bioquímica em Análises Clínicas, Especialização e Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), Doutora pela UNICAMP (2010), participou da reforma curricular do curso de Medicina da UFSC.

Marco Aurélio Da Ros, Ministério da Saúde

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1975) , especialização em Curso Básico de Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Su (1977) , especialização em Residência Em Saúde Comunitária na Unidade Sanitár pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (1977) , mestrado em Saúde Pública pelo Fundação Oswaldo Cruz (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000).

Downloads

Publicado

2006-01-01

Edição

Seção

Artigos