El desencanto argentino
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Neste artigo, examinamos os fatos acontecidos em dezembro de 2001 na Argentina e historicizamos as mudancas e as transformações dos grupos socioeconômicos, centrando nosso interesse em sua polarização. O trabalho de campo deu-se na area da Capital Federal e na Grande Buenos Aires, e foi feito em manifestações e protestos populares no começo de 2002, em dialogo com o material bibliográfico fornecido por meios de comunicação e textos teóricos antropologicos. Saímos dos panelaços (cacerolazos) e dos piquetes e fizemos uma cobertura cronológica retrospectiva da era do Estado do Bem-estar ao presente. Com isso, queremos mostrar o quanto mudou a construção social das identidades simultaneamente ao processo da transição do Estado do Bem-estar ao estado Neoliberal. Em consequência desse processo, apareceu o isolamento do individualismo e da fragmentação social, como referência aos valores da globalização. No cenário da economia globalizada, a vida cotidiana revela uma situação em que prevalecem o desemprego e problemas de saúde causados pela pobreza e alimentação inadequada. Revelamos o processo de crescimento das identidades novas: "caceroleros, piqueteros e vizinhos", como a representação dos grupos de povos excluidos dos direitos sociais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista de Ciências Humanas - UFSC, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Revista de Ciências Humanas.
Política de Acesso Livre – A RCH é publicada sob o modelo de acesso aberto sendo, portanto, livre para qualquer pessoa ler, baixar, copiar e divulgar.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons
.