Psicologia: uma concepção histórico-filosófica
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Este artigo trata da constituição da psicologia ocidental segundo Michel Foucault em As palavras e as coisas. Esse tema é disposto a partir de sua perspectiva arqueológica (histórico-filosófica), que considera a psicologia forma cultural humanista, sendo desdobrado em quatro momentos. O primeiro estabelece os discursos, seculo XVI e inicio do século XVII, de um Deus concreto. O segundo, segunda metade do seculo XVII e final do seculo XVIII, sustenta um ser divino e representacionista. No primeiro e segundo momentos, não é possível psicologia, pois não existe a figura homem no espaço dos discursos. O terceiro denota urn ser discursivo humano, constituido no seculo XIX, possibilitando algumas reflexoes, dentre elas, a psicologia. O ultimo, como considerações finais, organiza o espaco das ciências humanas, também no século XIX, e, em particular, a psicologia. Além disso, demonstra, por meio dos discursos da psicanálise, filosofia de Nietzsche e literatura, o fim do humanismo da Modernidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista de Ciências Humanas - UFSC, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Revista de Ciências Humanas.
Política de Acesso Livre – A RCH é publicada sob o modelo de acesso aberto sendo, portanto, livre para qualquer pessoa ler, baixar, copiar e divulgar.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons
.