Raymundo Faoro e os enigmas da transição política no início da década de 1980 no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2178-4582.2008v42n1-2p165Resumo
Este estudo mapeia alguns traços que compunham o autoritarismo brasileiro no início da chamada abertura política no Brasil. Busca, nos textos produzidos por Raymundo Faoro no início da década de 1980 e publicados em veículos da grande imprensa (jornais e revistas de circulação nacional), compreender as diversas amarras que eram geradas pelos condutores da descompressão política em andamento. Dentre os resultados mais destacados, estão os que detectam que a mudança em curso reproduzia as exclusões políticas por meio de atitudes, medidas e procedimentos que minavam a possibilidade de que novos agentes sociais adentrassem a arena política. Essas estratégias utilizadas pelo estamento dirigente para impedir a democratização da vida social e política compunham o segredo da velhice eterna, ou seja, o segredo estava num processo político que guardava elementos capazes de fazer com que as práticas estamentais fossem perpetuadas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista de Ciências Humanas - UFSC, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Revista de Ciências Humanas.
Política de Acesso Livre – A RCH é publicada sob o modelo de acesso aberto sendo, portanto, livre para qualquer pessoa ler, baixar, copiar e divulgar.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons
.