Intervenção psicológica e prevenção da saúde mental na relação mãe-criança

Autores

  • Claudete Marcon Faculdade Estácio de Sá
  • Lecila Duarte Barbosa Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Viviane Vieira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2009v43n1p201

Resumo

Após o nascimento do bebê os processos de simbiose e posteriormente de individuação são importantes para o desenvolvimento adequado da criança em todos os âmbitos da saúde. Obstáculos podem atrapalhar esse desenvolvimento, como a saúde mental da mãe ou do cuidador. Esse trabalho provém de uma intervenção psicológica em uma enfermaria pediátrica com uma mãe de 21 anos e seu filho de 1 ano e 5 meses. Durante as internações da criança, foi possível observar que a mãe apresentava dificuldades em lidar com o processo de individuação da criança. Além disso, a mãe verbalizava sua dependência excessiva em relação à criança, sentindo-se culpada e com ideação suicida. Os atendimentos psicológicos focaram na orientação da mãe sobre as conseqüências dessa relação no desenvolvimento de seu filho e na sensibilização da mesma para o atendimento psicológico após a alta hospitalar. Com isso, a intervenção envolveu além do tratamento imediato, a prevenção da saúde mental da criança.

 

Biografia do Autor

Claudete Marcon, Faculdade Estácio de Sá

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente, atua como psicóloga hospitalar no Hospital Universitário/UFSC e docente na Faculdade Estácio de Sá - SC.

Lecila Duarte Barbosa Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1988), mestrado em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina.

Viviane Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduou-se em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é mestranda do Programa de Pós- Graduação em Psicologia da UFSC. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI) - UFSC.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Artigos