Empreendedorismo como ideologia: análise do enfoque da revista Exame em dez anos de publicação (1990-99)

Autores

  • Vanessa Tavares Dias Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ursula Wetzel Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2010v44n1p97

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Ideologia, Mídia de negócios

Resumo

A crise estrutural do capitalismo, que teve início em fins dos anos 60 do último século, provocou, dentre outros fatores, a escassez de emprego em todo o país. Ao mesmo tempo em que ocorria a precarização das relações de trabalho, uma nova ideologia formulada e difundida por diversas agências da sociedade civil estabelecia uma nova “ética” do trabalho sob a égide do “empreendedorismo”. A tarefa deste artigo é compreender como a revista Exame aborda esta temática e qual o seu conteúdo ideológico particular. Foram analisados artigos que tratam o tema “empreendedorismo” de todas as edições da revista publicadas entre 1990 e 1999. Os resultados obtidos indicam que as narrativas usam o termo em análise de forma elástica, adaptável ao propósito de cada matéria; todavia tendem a convergir no sentido de valorização do “empoderamento”2 individual e do empresariamento geral, este como condição imperativa para a adaptação aos “novos tempos”.

Biografia do Autor

Vanessa Tavares Dias, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e mestrado pelo Programa de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é doutoranda da área de sociologia do Instituto de Pesquisas Universitárias do Rio de Janeiro - IUPERJ/UCAM.

Ursula Wetzel, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é Professora Adjunta do Instituto Coppead de Administração da UFRJ.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos