Herbert Marcuse, Paulo Freire e a economia solidária como alternativa emancipatória

Autores

  • Daniel Calbino Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Paula Paes de Paula Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2011v45n2p425

Resumo

O presente artigo visou compreender porque as tentativas de revoluções de caráter socialista “fracassaram”, utilizando como referência as concepções de Marcuse e Freire. Para realizar esta tarefa recorremos principalmente à análise das obras Eros e civilização de Marcuse (1968) e Pedagogia do oprimido de Freire (2006b). Constatamos algumas similaridades nas perspectivas destes autores. Marcuse (1968) recorreu às teorias psicanalíticas de Freud para compreender este fenômeno, e concluiu que a causa é a repressão das pulsões de vida (Eros) que gera indivíduos aptos a aceitarem uma sociedade repressiva e a temerem sua libertação. Freire (2006b), por sua vez, partiu da premissa de que os oprimidos carregam dentro de si o opressor, reproduzindo suas atitudes e comportamentos quando chegam ao poder, pois temem a liberdade de preencher o vazio deixado pela expulsão do opressor. Para sanar estes problemas, Marcuse (1968) pregava a luta pela redução do trabalho alienado, e Freire (2006b) a busca por uma educação dialógica entre o educando e o educador. Depois da exposição e interpretação das leituras dos dois autores, apresentamos a Economia Solidária como um cenário para a implementação das saídas sugeridas por Freire (2006b) e Marcuse (1968), o que a torna uma possível nova via revolucionária.

Biografia do Autor

Daniel Calbino, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui Graduação em Administração pela Universidade Federal de São João del Rei. Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e Professor Assistente 1 do IFMG e do programa de Pós-Graduação em Economia Solidária da Milton Campos.

Mais informações no Currículo Lattes.

Ana Paula Paes de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade de São  Paulo. Mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação  Getulio Vargas - SP. Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora Adjunta e pesquisadora do CEPEAD-UFMG.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2012-07-11

Edição

Seção

Artigos