A educação pelo trabalho, a educação integral e a Escola Politécnica no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5007/2178-4582.2012v46n1p199Resumo
Um título sugestivo que traz em si um questionamento, qual seja, será possível integrar educação integral (ou em tempo integral), educação pelo trabalho e a escola politécnica? No Rio Grande do Sul a proposta de ensino politécnico possibilita o questionamento sobre a consorciação de temas que podem ser considerados mutuamente excludentes. É particularmente interessante, resgatar o fato de que uma formação integral que integra educação e trabalho e uma escola de tipo único já faziam parte das idéias dos pensadores clássicos. Marx e Engels teriam retomado tais idéias, a partir das transformações no processo de produção material e simbólico da sociedade moderna. Uma educação que contempla a formação intelectual, corporal e tecnológica do homem, instituída sob um processo de produção técnico-científico, na perspectiva de formação integral. Cabe, portanto, identificar e estabelecer a diferença básica elaborada por Pistrak entre ensino e educação. Em sua concepção, esta possui uma ligação direta com o trabalho social, extinta de uma intencionalidade central, enquanto que o ensino é sistematizado para a transmissão de um determinado tipo de conhecimento. A união estabelecida entre trabalho e ensino é essencial para um projeto que pleiteia a superação do capital, constituindo este, um dos grandes desafios educacionais de nosso tempo.
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