Pinóquio e a escola hipermoderna: reflexões sobre o sentido da educação na sociedade contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.5007/2178-4582.2013v47n1p34Resumo
Este artigo tem o objetivo de refletir sobre aspectos da cultura contemporânea que afetam a tarefa educativa e desconsertam os educadores frente a um mundo freneticamente mutante e de opaca compreensão. Esse percurso reflexivo é feito por meio de algumas releituras da fábula de Carlo Collodi, escrita e publicada no final do século XIX. Pinóquio, protagonista da narrativa do autor italiano, é analisado em suas relações com outros personagens que, de formas distintas, cumprem papeis pedagógicos. Procura-se também destacar a função da escola na sociedade moderna em contraste com novos sentidos que lhe são atribuídos na contemporaneidade a partir do conceito de “hipermodernidade” desenvolvido por Gilles Lipovetsky e das contribuições da psicanálise. Trata-se, portanto, de trabalho eminentemente teórico cuja finalidade é levantar questões que problematizam o lugar e o papel dos educadores e da escola no mundo atual.
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