Da Sindicalização às Ocupações: luta pela terra em Minas Gerais (1940-1980)

Autores

  • Arnaldo José Zangelmi Universidade do Estado de Minas Gerais Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Fabrício Roberto Costa Oliveira Professor da Universidade Federal de Viçosa
  • Izabella Fátima Oliveira de Sales Professora d Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2013v47n2p306

Resumo

O objetivo desse artigo é refletir sobre parte do processo de luta pela terra em Minas Gerais, principalmente no que se refere à segunda metade do século XX, buscando analisar algumas das principais mobilizações, atores e desdobramentos. Assim, buscamos conhecer os movimentos sindicais, a atuação de setores progressistas da Igreja Católica e a introdução das ocupações de terra enquanto estratégias legítimas de interlocução com o poder público. Realizamos uma análise da escassa bibliografia existente sobre o assunto, depoimentos orais com alguns dos principais atores que participaram das mobilizações e matérias do Jornal Sem Terra. Para a realização dessa pesquisa, nos valemos de alguns dos princípios metodológicos da História Oral e da Micro-história. Assim, pudemos observar tanto a conformação - entre os vários atores envolvidos - de um quadro de descompassos, tensões e disputas pelo direcionamento das ações, quanto relações de convergência e continuidade em algumas experiências de luta ao longo do tempo.

Biografia do Autor

Arnaldo José Zangelmi, Universidade do Estado de Minas Gerais Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor da área de Ciências Sociais na Universidade do Estado de Minas Gerais e Doutorando do Programa de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Fabrício Roberto Costa Oliveira, Professor da Universidade Federal de Viçosa

Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e doutor em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Izabella Fátima Oliveira de Sales, Professora d Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora no CEFET Leopoldina/Minas Gerais e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Downloads

Publicado

2013-10-04

Edição

Seção

Artigos