Psicologia Social no campo das políticas públicas: oficinas estéticas e reinvenção de caminhos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2178-4582.2015v49n1p17Resumo
O presente artigo objetiva discutir alguns modos de atuação da Psicologia no campo das políticas públicas. As políticas públicas são problematizas como formas de gestão da vida, nas quais a psicologia historicamente desempenha uma função normativo-prescritiva. A partir da análise de experiências divulgadas na forma de artigos ou capítulos de livros, analisam-se práticas em psicologia desenvolvidas nas políticas de saúde e assistência social, marcadas por uma ótica clássica de intervenção, contrapondo-as a práticas que se alicerçam em oficinas estéticas. Consideradas como dispositivo de intervenção psicossocial mediadas por atividades criadoras, as oficinas estéticas são desenvolvidas geralmente em contextos grupais e promovem o exercício de (co)autoria. Conclui-se que as oficinas estéticas caracterizam-se como possibilidade de atuação à psicologia social no campo das políticas públicas, pois ao potencializarem o exercício da criatividade, contribuem à emergência de processos de singularização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista de Ciências Humanas - UFSC, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Revista de Ciências Humanas.
Política de Acesso Livre – A RCH é publicada sob o modelo de acesso aberto sendo, portanto, livre para qualquer pessoa ler, baixar, copiar e divulgar.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons
.