Conjugando consensos acerca da formação identitária do mediador de conflitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2015v49n1p69

Resumo

Este artigo é resultado de um trabalho monográfico de pós-graduação que teve como finalidade refletir acerca da formação identitária do mediador de conflitos.  A metodologia utilizada parte de uma investigação bibliográfica, com destaque para a trajetória e estruturação da Mediação no cenário nacional, objetivando examinar os processos de elaboração do conhecimento e de intervenção prática do mediador de conflitos na sociedade brasileira. Faz uso de um enfoque dialético que reconstitui o contexto social em que o profissional está inserido, as peculiaridades que marcam esse lugar na contemporaneidade, bem como os meios consensuados em que estão envolvidas as dinâmicas desse processo.

O estudo fundamenta a construção do processo identitário na dialética da diferença e da igualdade, compreendendo o ofício do mediador como uma constante construção utilizando conceitos da Psicologia Social e do Multiculturalismo. Por fim, conclui como transitar por fronteiras na mediação mostra que o saber produzido circula e coloca em jogo a construção da subjetividade.

Biografia do Autor

Aurila Eurídice Carneiro da Cunha Souza, COMTENTA - Pojetos de Comunicação e Sustentabilidade

Mestre em Psicologia Social - PUC/SP

Pos-graduação lato sensu nos cursos: a) Mediação de Conflitos em Psicologia Social (AVM/UCAM-RJ); b) Teoria e Práxis do Meio Ambiente (ISER/RJ); c) Psicologia para o Magistério Superior (UNIVALI/SC).

Consultora em Mediação de Conflitos e Facilitação de Diálogos, Educação e Diversidade Cultural.

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2015-07-01

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Artigos