Conjugando consensos acerca da formação identitária do mediador de conflitos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2178-4582.2015v49n1p69Resumo
Este artigo é resultado de um trabalho monográfico de pós-graduação que teve como finalidade refletir acerca da formação identitária do mediador de conflitos. A metodologia utilizada parte de uma investigação bibliográfica, com destaque para a trajetória e estruturação da Mediação no cenário nacional, objetivando examinar os processos de elaboração do conhecimento e de intervenção prática do mediador de conflitos na sociedade brasileira. Faz uso de um enfoque dialético que reconstitui o contexto social em que o profissional está inserido, as peculiaridades que marcam esse lugar na contemporaneidade, bem como os meios consensuados em que estão envolvidas as dinâmicas desse processo.
O estudo fundamenta a construção do processo identitário na dialética da diferença e da igualdade, compreendendo o ofício do mediador como uma constante construção utilizando conceitos da Psicologia Social e do Multiculturalismo. Por fim, conclui como transitar por fronteiras na mediação mostra que o saber produzido circula e coloca em jogo a construção da subjetividade.
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