Do direito à educação à perspectiva ressocializadora: análise de uma escola pública na penitenciária

Autores

  • Ítalo Aleixo da Costa Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2016v50n2p459

Resumo

Neste artigo, apresentam-se os resultados de estudos realizados na Escola Estadual Bento XVI, localizada no presídio Doutor Edvaldo Gomes na cidade de Petrolina - PE. Essa atividade se constitui como requisito para a conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina. A pesquisa teve como objetivo analisar as propostas de ensino da referida instituição, se estavam de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para oferta de educação de jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais. Primeiramente, foi feita uma explanação sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil e, em seguida, no âmbito do sistema prisional brasileiro em perspectiva histórica. Por fim, trata-se da educação como proposta política para a ressocialização. Conclui-se que um dos maiores entraves para que de fato aconteça a educação ressocializadora é a falta de incentivo e capacitação dos profissionais envolvidos nesse processo.

 

Biografia do Autor

Ítalo Aleixo da Costa, Universidade de Pernambuco

Professor das séries iniciais e EJA, atualmente estagiário de Pedagogia na Coordenação de Capacitação e Desempenho na Universidade Federal do Vale do São Francisco.

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2016-12-31

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Artigos