Oficinas para crianças em situação de rua: cartografia das pesquisas em psicologia social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2018.e39803

Resumo

A Convenção sobre os Direitos da Criança propôs um novo paradigma que considera as crianças como sujeitos de direitos. No entanto, no Brasil, a efetivação desses direitos ainda parece distante, o que demonstram os indicadores sociais. Com este foco, apresentaremos parte de uma pesquisa que objetivou investigar a produção científica sobre violações dos direitos humanos na infância. Serão apresentadas as publicações que investigaram as atividades desenvolvidas em entidades voltadas para a infância em situação de rua. Utilizando o método estado da arte, a pesquisa incidiu sobre as revistas de psicologia indexadas no portal da Qualis CAPES com a classificação de A1 até C, sendo encontrados dois artigos. Os resultados demonstram a fragilidade das pesquisas da psicologia social na análise das metodologias utilizadas no referido campo de pesquisa, o que dificulta sua colaboração na construção de indicadores para avaliação dos serviços voltados para o atendimento às crianças em situação de rua.

Biografia do Autor

Sônia Regina Correa Lages, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG

Professora de graduação e pós-graduação no Departamento de Psicologia UFMG

Marco Aurélio Saraiva Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG

Pscólogo, mestrando em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais

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2018-12-31

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Artigos